sexta-feira, 17 de abril de 2009

Os Benefícios da uva

UM CACHO DE UVAS, POR FAVOR?


Muito se ouve falar dos benefícios do vinho para a saúde.Como prevenir doenças cardiovasculares, diminuir o colesterol, e retardar o envelhecimento das células.

A fama é da bebida, mas são as substâncias presentes na fruta que previnem e combatem doenças.
São muitos os tipos produzidos aqui no Brasil e não faltam opções de consumo nem para a produção de vinhos e sucos.

As uvas são divididas em dois grandes grupos: As uvas para consumo, conhecidas como rústicas, das quais se destacam a Niágara e a Isabel. O segundo é representado pelas uvas finas, que incluem principalmente as destinadas á produção de vinhos escuros e brancos. Nesse grupo,

porém, estão também à famosa uva Itália e suas variantes (rubi benitaka e Thompson),que são produzidas para o consumo natural.
Todas as uvas são ricas em vitaminas A,B1,B2 e C que fortalecem o sistema imunológico, e minerais, como zinco e ferro, responsáveis pela formação das células sanguineas.
As de pigmento roxo possuem grande concetração de um antioxidante que retarda o envelhecimento. A Rubi apresenta maior teor de vitamina C e de proteínas. E quando o assunto é fibra, a Niágara é a campeã, com 30% mais que as outras. As uvas possuem também um nutriente chamado resveratrol, que ajuda no emagrecimento e pode até mesmo evitar tumores.
O resveratrol está em maior concentração nas cascas e sementes das uvas escuras. Portanto, para se beneficiar dessa substância, a fruta deve ser mastigada com cascas e sementes.
Cem gramas de uvas fornecem 68 calorias.
Pela sua quantidade de água e sais minerais, ela ativa os rins aumentando a eliminação de urina. Além de suave laxante, essa fruta atua contra várias enfermidades do intestino, fígado.
As folhas de uva, secas , trituradas e aplicadas em compressas aliviam dores de cabeça, inflamações e sensação de ardor no estômago.
Tomadas em forma de chá, elas aliviam sintomas da menopausa, combate a acne e hemorragias.
Já as uvas passas são eficazes contra a tosse crônica,disenterias, zumbido dos ouvidos, insônia e outras afecções de carater nervoso também desaparecem depois de se ingerir regularmente as uvas passas, devido ao seu poder calmante.Deve ser consumida com restrição por diabéticos por serem ricas em açúcar.

DICA: Um cacho de uva por dia auxilia na digestão, ajuda a diminuir a hipertensão e a tratar a anemia.

Por isso vamos consumir uvas!!!
abraços a todos...bjão!

2 comentários:

  1. Adorei conhecer um pouco mais sobre a fruta!
    Como passar essas informações para crianças de três anos?
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. As crianças de forma especial não gostam muito de frutas,mas a vários tipos de uva meu filho por exemplo gosta da niagara miudinha,as outras nem experimentar aceita,uma boa dica e derreter um pouco de chocolate em banho maria e cobrir algumas frutas,espetadas num palito de churrasco,ou num pote de sobremesa mesmo neste vale até uma bola de sorvete,aqui tem funcionado,é claro sempre com moderação,bjs

    ResponderExcluir

Também podera Gostar de:

Related Posts with Thumbnails