sábado, 11 de abril de 2009

Dicas para Pintura e Manutenção de Madeira












Para retirar uma marca de risco ou arranhão quanto mais rápida for a ação mais chances teremos de sucesso. Comece por retirar o polimento ou verniz do lugar onde foi feita a marca. Faça uma boneca (prepare uma bola pequena de algodão ou pano coloque dentro de um pano macio e torça podendo mesmo dar um nó para que fique firme e fácil de manipular). Prepare com cuidado um recipiente com água fervendo. Molhe a boneca nesta água e aplique em cima da marca, tenha cuidado para que não escorra para outros lugares, poderá manchar uma parte do móvel que está perfeita. Não deixe a água esfriar, é muito importante que esteja todo o tempo "fervendo", vá aplicando até que a marca tenha desaparecido. Deixe secar espontaneamente (pelo menos 12 horas), depois de bem seco passe uma lixa fina para conseguir o nivelamento da região afetada com o resto da madeira em volta. Dê acabamento de acordo com o resto do móvel.

Para tirar arranhões superficiais de um móvel de madeira, esfregar a zona com uns dentes de alho até conseguir encher as marcas, deixaremos secar antes de eliminar o que sobrou com um pano, para em seguida aplicar a cera.
Para sua manutenção aplicar cera em pasta diluída com aguarrás. Com a cera nutriremos a madeira, e com aguarrás a protegeremos das traças.

Para queimaduras na madeira:

a) Quando é uma pequena queimadura, devemos raspar muito bem toda madeira queimada, com uma faca, lixa, etc... Pintar a parte raspada com uma tintura igual à do móvel. Depois de seco encher a cavidade com cola epoxy transparente, e depois de seca, lixar com muito cuidado. Com lixa fina, retirar qualquer diferença que transpareça na cola.

b) Procedimento para recuperar uma queimadura maior: Retirar todo o carvão (a parte preta queimada), com espátula, lixa, por raspagem, etc. Voltar a encher a parte que foi retirada com pasta de madeira. Esperar secar perfeitamente e lixar com lixa fina qualquer saliência provocada pela sobra da pasta de madeira. Tingir o local com a tintura igual ao resto do móvel e se for necessário lixar e retingir... Se a quantidade de verniz levantado é pequena, se lixará suavemente a zona, para passar uma leve camada de verniz; se a zona levantada é grande deveremos tirar toda a capa de verniz que sobrou, lixar e logo passar duas mãos de verniz em toda a zona.


Há quem diga que um mesmo óleo serve para todas as madeiras... mas não é bem assim! Nos móveis de madeira escura usa-se óleo de peroba, que ajudará a hidratar a madeira, proporcionando brilho e proteção. Já em madeira clara não se deve usar óeo de peroba, pois pode manchar em definitivo o seu móvel, é melhor passar cera incolor pastosa com silicone, mas faça sempre um teste numa parte não visível do móvel antes de aplicar definitivamente a cera.


Para consertar o polimento de uma pequena área em que a madeira de um móvel foi reparada: Passe uma lixa fina no lugar desejado transbordando um pouquinho sobre a área polida em volta, para que não faça um degrau, entre as duas superfícies (a consertada e a polida). Procure um corante e tente igualar a cor (faça um teste numa parte não visível do móvel). Passe o corante.
Aplique várias de demãos do verniz escolhido, até sentir que as partes estão iguais, de polimento.

Para reentrâncias: A primeira coisa a fazer é escolher uma " pasta de madeira" de cor próxima à do móvel. Limpar o local do buraco ou rachadura. Aplicar a pasta com uma espátula forçando a massa para dentro da reentrância. Deixar secar conforme as normas do fabricante. Lixar com lixa fina de madeira, as sobras da massa até regularizar bem a superfície. As vezes não se encontra no mercado a pasta de madeira já pronta... mas é muito fácil de fazer a sua. Basta misturar serragem de madeira com cola branca. Para ficar perfeito seria ideal ter serragem dessa mesma madeira que será consertada. Dependendo da aparência da madeira, pode-se usar a serragem vinda do corte do serrote, ou a serragem vinda da lixação (muito mais fina). Misturar a cola e a serragem, fazendo uma massa bem densa (tipo manteiga) e utilizá-la rapidamente... senão ela seca. Depois de bem seca, podemos então usar uma das tinturas para madeira.

Para dar brilho a um objeto cujo verniz está opaco, basta fazer uma mistura em partes iguais de terebentina e óleo de peroba. Depois com um pano macio molhado com esta mistura, esfregar bem a superfície do objeto.

Para sumir com buracos feitos pelos insetos, o melhor é fazer pequenos palitos ou lascas da mesma madeira. Colocar cola dentro dos buracos, a seguir enfiar os palitos com força, deixar secar. Depois de seco cortar os palitos junto á tábua e lixar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Também podera Gostar de:

Related Posts with Thumbnails