segunda-feira, 11 de julho de 2011

BERINJELA

A Berinjela é um legume que contém pequenas quantidades de vitamina B5 e sais minerais como cálcio, fósforo e ferro. A Niacina(vitamina B5) protege a pele e ajuda a regularização do sistema nervoso e aparelho digestivo. Os minerais Cálcio, Fósforo e ferro contribuem para a formação de ossos e dentes, construção muscular e coagulação do sangue.
È de baixo teor calórico cem gramas possuem apenas 27 calorias.
Poucas pessoas sabem, que ela é um vegetal  com poder de diminuir o colesterol e reduzir a ação das gorduras sobre o fígado.
Seu suco é utilizado nas inflamações dos rins, bexiga e uretra, como poderoso diurético.
A berinjela é muito recomendada para quem sofre de artrite, gota, reumatismo, diabetes e inflamações da pele em geral. Como tem poder laxante, aconselha-se nas indigestões e prisão de ventre.
Na hora da compra, vale a dica de preferir as que se apresentam firmes ao toque, de cor roxa uniforme e lustrosa.Devem ser guardadas em geladeira, dentro de sacos plásticos, onde se conservam por até 2 semanas.As pessoas têm o hábito de mergulhá-las em água e sal antes de seu preparo, mas esse procedimento anula o sabor do legume e grande parte de suas vitaminas.
O seu período de safra vai de Janeiro a Maio, quando é encontrada a preços bem convidativos.
Então , que tal testar algumas receitas com essa leguminosa.. abaixo algumas receitinhas preferidas minha !

Doce de Berinjela


1/2 kg de berinjelas pequenas e frescas
1/2 kg de açucar cristal
2 a 3 folhas de figueira
2 cravos

Com uma faca afiada, retire as cascas bem finas das berinjelas no sentido do comprimento. Corte os cabos. Na parte inferior de cada berinjela, faça dois cortes em forma de cruz. Lave-as bem e deixe -as em água por meia hora. Passado esse tempo, leve uma panela ao fogo com bastante água. Quando ferver, jogue as berinjelas e dê uma rápida fervura. Deixe esfriar. Lave em água corrente e esprema com cuidado nas palmas das mãos para que saia todo o líquido. Faça com o açúcar ,as folhas de figueira, os cravos e o meio litro de água, uma calda rala.Junte as berinjelas, ferva um pouco,retire do fogo e deixe na calda até o dia seguinte. Leve depois ao fogo brando e ferva até as berinjelas ficarem trasnparentes e a calda engrosse. Depois de frio coloque o doce em um reratário de vidro e saboreie.

Berinjela á Parmeggiana

Ingredientes:

· 4 berinjelas pequenas fatiadas
· Sal a gosto

Molho:
· 8 tomates bem maduros picados
· 1 cebola pequena picada
· 2 colheres (sopa) de azeite de oliva
· 6 folhas de manjericão
· Sal e pimenta-do-reino a gosto
· 1 xícara (chá) de óleo
· 1 1/3 xícara (chá) de farinha de trigo

Para as camadas:
· Azeite de oliva para untar
· 200 g de mussarela fatiada fina
· 1/4 de xícara (chá) de parmesão ralado

Modo de preparo:

Preaqueça o forno médio (180ºC). Salpique a berinjela com sal e reserve por 15 minutos. Lave e seque.

Molho:

Cozinhe todos os ingredientes em fogo baixo e com a panela tampada até o tomate ficar bem macio. Passe o molho por uma peneira sobre uma tigela. Reserve. Em uma frigideira grande aqueça o óleo em fogo médio. Passe a berinjela reservada na farinha. Frite aos poucos até dourar de ambos os lados. Deixe escorrer sobre papel-toalha. Unte com azeite um refratário de 19,5 x 30,5 cm. Forre o fundo com 1/3 da berinjela reservada. Alterne camadas de  molho, mussarela e tomate. Cubra com parmesão, asse por 30 minutos e sirva.

Dica: pode ser molho com carne moida tipo bolonha, também com frango desfiado, e fica muito bom com atum e molho de tomate ,use sua imaginação.!

3 comentários:

  1. Olá.
    Parece muito saboroso!
    Post divulgado no blog Teia
    Até mais

    ResponderExcluir
  2. Doce de berinjela, será que o sabor fica bom,mas a berinjela a parmeggiana é simplesmente uma delicia,amo commolho pomarola e carne moida fica de lamber os dedos,pena que engorda,e hoje é segunda dia de começar outro regime !ninguém merece ver tanta coisa gostosa me Deus!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Posso experimentr fazer o doce em rodelas? pelo que entendi a receita é com o vegetal inteiro.
    Obrigada,
    Eliana
    drelianacosta@hotmail.com

    ResponderExcluir

Também podera Gostar de:

Related Posts with Thumbnails