sexta-feira, 15 de julho de 2011

Figo Dose extra de energia


O Figo é uma fruta altamente energética,por ser rica em açucar. Entre os sais minerais que contém destacam-se o Potássio, o Cálcio e o Fósforo, que contribuem para a formação de ossos e dentes, evitam a fadiga mental e contribuem para a transmissão normal dos impulsos nervosos.
O Figo seco é ótimo  alimento para as pessoas que gastam muita energia em exercícios musculares,bem triturado e aplicado em compressas quentes o figo seco amadurece e desfaz abcessos e furúnculos. As sementes fazem dele um laxante ativo e suave, estimulando a musculatura do intestino. Já o figo fresco é considerado expectorante pela sua eficácia contra inflamações do aparelho respiratório(tosse,catarros).
A água de figos (secos ou frescos), tomada pela manhã, em jejum, e á noite ao se deitar, normaliza a função intestinal, além de auxiliar a expulsão de vermes intestinais.
O figo é recomendado para os que sofrem de doenças do fígado e vesícula biliar. Já os que sofrem de acidez do estômago, artrites ou são obesos, devem evitá-lo.
Em boas condições, o figo fresco conserva-se na geladeira por até uma semana e seu período de  safra vai de janeiro a abril.
Cem gramas de figo fornecem 62 calorias.

FIGOS AO VINHO DO PORTO
Ingredientes

8 figos frescos, lavados e secos
1 xícara + 2 colheres (sopa) de água
2/3 de xícara de açúcar
1 laranja com casca, cortada em fatias bem finas
½ xícara de vinho do porto branco seco

Para o merengue:
3 claras
3 colheres (sopa) de açúcar
raspas de casca de laranja


Preparo

Ferva a água com o açúcar e cozinhe os figos, por 5 minutos, regando-os com a calda. Forre uma compoteira com as rodelas de laranja e arrume, sobre elas, os figos. Reduza a calda a 1 xícara, junte o vinho do porto e regue os figos. Deixe esfriar.

Na hora de servir:

Bata as claras em neve, junte o açúcar e continue batendo até estar bem firme. Acrescente a raspa de laranja. Coloque o merengue dentro de um saco-puxa, molde 1 suspiro grande no centro de 4 pratos individuais e leve à salamandra para dourar. Corte os figos em leque e arrume 2 em cada prato, deixando o cabinho para cima. Regue com a calda e decore com as rodelas de laranja. Sirva imediatamente.

TORTA DE FIGOS
Ingredientes 
3 ovos
3/4 de xícara (chá) de açucar
2 colheres(sopa) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de leite
1 colher(sopa) de margarina
1/2 quilo de figos não muito maduros


MODO DE PREPARO
Misture 2 ovos com o açucar e a farinha, até obter uma massa lisa. Junte o leite frio e leve ao fogo baixo sem parar de mexer. Retire do fogo, junte a margarina e um ovo batido ligeiramente.Misture bem. Estenda a massa numa forma de torta untada e polvilhada de farinha. Arrume por cima os figos, cortados ao meio e polvilhados com açúcar. Leve ao forno já aquecido até que colocando um palito ele saia limpo. Sirva natural ou gelada.
Rendimento 10 porções

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Também podera Gostar de:

Related Posts with Thumbnails