segunda-feira, 18 de julho de 2011

Goiaba alto teor de vitamina C


A goiaba tem grande valor nutritivo, principalmente pelo seu alto teor de vitamina C, importante no combate ás infecções, hemorragias, fortalecimento dos ossos e dentes, cicatrização de cortes e queimaduras. Possui também vitamina A, boa para visão,conserva a saúde da pele e das mucosas e auxilia no crescimento, e possui ainda a Vitamina B1 que ajuda na regularização do sistema nervoso e aparelho digestivo, tonificando, ainda o músculo cardíaco. Contém também sais minerais como Cálcio, Fósforo e Ferro  que contribuem para a formação dos ossos,dentes e sangue.O Brasil é o maior produtor dessa fruta. Há duas variedades comercializadas, a goiaba branca e a vermelha, a goiaba branca possui mais vitamina C e cada cem gramas possui 57 calorias. A goiaba vermelha em contra partida possui mais antioxidantes e cada cem gramas do fruto possui 69 calorias.
É indicada para pessoas de todas as idades, podendo constar de qualquer tipo de dieta. Só deve ser evitada por aqueles com aparelho digestivo delicado, ou que tenham problemas intestinais (diarreias,estomatites).
Sob a forma de chá, é eficiente em gargarejos, nas infecções de boca e garganta, ou para lavagem de úlceras e irritações vaginais.
De preferência, a goiaba  deve ser consumida ao natural, quando conserva todos os seus princípios nutritivos, principalmente a vitamina C. Para conservar as goiabas, o melhor é limpá-las e guardá-las na geladeira pois estragam com facilidade. Quando não consumidas logo,começam a ficar passadas. Mesmo assim,servem para fazer deliciosos doces, sucos,tortas,bolos e sorvetes. Em boas condições, as goiabas se conservam por uma semana na geladeira.Seu período de safra vai de Janeiro a maio quando tem preços mais convidativos,mais são encontradas durante todo o ano, até mesmo importadas com uma durabilidade e resistência  um pouco maior.

Fonte: Manual de orientação alimentar da secretaria de  agricultura e abastecimento de São Paulo.

DICA:
Você pode consumir a polpa da goiaba e em vez de jogar fora as cascas e as sementes você pode utilizar para fazer esse doce a seguir.

Doce de goiaba cremoso

Ingredientes
30 goiabas (só as cascas e as sementes)
1/2 kg de açúcar
300 ml de água

Modo de Preparo
Descasque as goiabas, corte ao meio e com a ajuda de uma colher retire as sementes. Coloque no liquidificador as cascas, as sementes e a água. Bata tudo muito bem e passe pela peneira. Coloque em uma panela acrescente o açúcar e leve ao fogo. Deixe levantar fervura, abaixe o fogo e vá mexendo sempre para não grudar no fundo da panela.
Muito cuidado, pois quando começa a ferver o doce começa a espirrar e pode lhe queimar. Deixe tampado e quando for mexer destampe rapidinho, mexa e tampe novamente. Vá mexendo até o doce engrossar.Utilize em queijos ,sorvetes, ou conforme seu gosto pessoal. Experimente !


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Também podera Gostar de:

Related Posts with Thumbnails