quinta-feira, 7 de julho de 2011

Batata Fonte de carboidratos


Rica em carboidratos a batata é grande fonte de energia. Cem gramas de batata fornecem 126 calorias. Contém ainda sais minerais, vitamina C e pequena quantidade de vitaminas do Complexo B. Esses nutrientes, porém se perdem com o cozimento, mas pode ser evitado da seguinte maneira: lava-se as batatas para retirar a sujidade, sem descascá-las e nem cortá-las,leve ao fogo com água o suficiente para cobri-las, até o cozimento completar.
Quando cortadas e descascadas devem ser cozidas em pouca água, que deve depois ser aproveitada, por exemplo, em sopas.
A batata crua acaba com dores de estômago e enfermidades do intestino. O suco de batatas cruas, tomado vez ou outra em jejum, combate úlceras do estômago, duodeno e intestinos. A água de batatas ajuda a dissolver e expulsar substâncias venenosas contidas no aparelho digestivo. As batatas esverdeadas e as que estão em germinação nunca devem ser consumidas, pois produzem intoxicações que  se manifestam através de cólicas, gastrites e até mesmo disenterias.
As batatas fritas,apesar de saborosas, absorvem muita gordura, o que torna a sua digestão lenta e dificil. Quando crua e ralada, em compressas ,combate infecções, picadas de insetos e quaisquer irritações da pele.
Cozida e amassada em aplicações quentes, ajuda a amadurecer furunculos . Rodelas de batat crua sobre a testa elimina dores de cabeça. No entanto se consumida em quantidade excessiva, a batata provoca obstrução do ventre e a dilatação do estômago.
Em temperatura ambiente, a batat se conserva por 15 a 20 dias.
Seu período de safra vai de Janeiro a Junho quando estão com preços bem acessíveis.


 Purê de Batatas a Moda Francesa

Ingredientes
 500g de batatas cozidas em água e
 sal descascadas e passadas no espremedor
 sal á gosto
 creme de leite

Misture bem as batatas ainda quentes com creme de leite até alcançar a consistência desejada. Tempere com uma pitada de sal. Sirva em pequenas porções para seu sabor ser melhor apreciado.

    
 Batatas Refogadas  
                                
 1k de batatas cruas em rodelas grossas
 2 tomates picadinhos
 2 cebolas picadas
 1 maço de cheiro verde picado
 óleo 

 sal 
pimenta

Em uma panela comum, sem pressão, alterne camadas de batata, tomate, cebola e cheiro verde. Misture 2xícaras (chá de água) com sal suficiente para deixá-la levemente salgada e uma pitada de pimenta do reino e um  pouquinho de óleo e despeje sobre as batatas, tampe a panela e leve ao fogo baixo para cozinhar. De vez em quando verifique o nível de água para que não seque demais. Sirva quente ou fria.





5 comentários:

  1. Olá.
    Publiquei essa postagem no blog Teia.
    Até mais

    ResponderExcluir
  2. Nossa não sabia que a batata tinha tantos beneficios assim, sei que ela substitui o arroz com louvor,obrigado por compartilhar conosco.to te seguindo ok me siga também bjo

    ResponderExcluir
  3. .........um dia eu chego lá.

    ResponderExcluir
  4. Eu faço salada de batata crua, cortada em tiras, e temperada, com sal, limão e pimenta. Eu acho isso uma delicia. Experimente você também..Bjs

    ResponderExcluir
  5. eu achei o escondiinho de frango mto bom

    ResponderExcluir

Também podera Gostar de:

Related Posts with Thumbnails