sábado, 14 de novembro de 2009

Preparando a Casa e o Espírito para o Natal


Está na hora de arrumar a casa para esperar a chegada do Pai Natal. Montar a árvore de Natal, comprar e embalar presentes, pensar na mesa para a ceia, são alguns costumes que já estão arreigados e ajudam a preparar o espírito natalício.
O hábito de se decorar a árvore de Natal deve-se aos alemães.
A tradição chegou à América no século XVIII.
Também se usa produtos naturais como flores e frutas para dar um toque pessoal aos seus enfeites. Só é preciso alguma imaginação e trabalho para se fazer um Natal diferente.
Depois de decidir a decoração da casa , não se deve esquecer da preparação da mesa para a grande noite.
È hora de fazer uma lista do que precisará comprar,ter em mente o que servirá as visitas,é um bom começo para se evitar transtornos de última hora em filas quilométricas em supermercados.
Comprar os enfeites da árvore junto com as crianças é um bom programa de fim de semana,elas vão se divertir muito, procure monta- la juntos.Uma árvore de Natal bonita e enfeitada completa-se com vários presentes debaixo dela. Acreditando ou não que o Pai Natal exista , todos gostam de ser lembrados. Papéis coloridos, grandes laços, flores e cartões dão um toque especial em qualquer presente. Para quem tem tempo e gosta de embrulhos exclusivos, o ideal é fazer com antecedência embrulhos personalizados usando a sua imaginação.
 
A tradição corre o mundo
 
Existem várias versões para a origem do costume da árvore de Natal.
A história mais comum remonta à primeira metade do século 8, na Alemanha. Nessa época, o monge britânico São Bonifácio pregava um sermão sobre o Natal em uma tribo alemã. Para tentar acabar com a adoração que esse povo tinha pelo carvalho, cortou uma árvore dessa espécie. Na queda, os galhos destruíram tudo em volta, com excepção de um pequeno pinheiro. O monge aproveitou o facto e afirmou que havia acontecido um milagre, pois o pinheiro simbolizava a "árvore do Menino Jesus". Com o passar dos anos, além de manter a tradição da árvore, os alemães começaram a enfeitá-la com chocolates, rebuçados, maçãs e papéis colorido.
A colocação de luzes nas árvores é atribuída ao criador da reforma protestante, Martinho Lutero. Conta-se que ele passeava na floresta quando viu as luzes das estrelas atravessarem os galhos dos pinheiros. Quando chegou a casa, quis mostrar a cena aos filhos e iluminou uma árvore com velas.
No século 19, foi a vez da Inglaterra vitoriana conhecer a árvore de Natal. O príncipe Albert, marido da rainha Vitória, trouxe o enfeite para o Palácio Real. Filho de um nobre alemão, o príncipe cresceu ajudando a decorar pinheiros de Natal. Quando se casou, pediu à sua mulher que adoptasse o costume de seu país.
Na América as árvores desembarcaram em plena guerra revolucionária. Em 1804, os soldados de Fort Dearborn ( agora, Chicago) montaram os pinheiros no meio das barricadas. Em 1923, o símbolo conquistou o lugar de maior prestígio dos Estados Unidos, a Casa Branca.
O então presidente Calvin Coolidge estabeleceu uma cerimonia para acender as luzes da árvore de Natal nacional. A data, actualmente, faz parte da comemoração norte-americana da festa natalícia.

A Familia se reune em torno da mesa

A noite do dia 24 de dezembro, véspera de Natal, é muito especial.
As crianças aguardam ansiosas pelo bom velhinho.
Católicos participam da Missa do Galo.
Amigos e família reúnem-se para cear
Redobram-se os cuidados quando se põe a mesa da consoada e lá vêm as toalhas mais belas (a que foi oferecida pela avó), os pratos mais preciosos, os melhores talheres, os castiçais...
São dias mágicos, união por toda parte.. todos movidos por um sentimento de confraternização,aproveite para relaxar junto aos entes queridos, esquecer os problemas o que não se remediar ...remediado está.o que não der pra resolver agora deixe para 2010.Mas Curta essa época maravilhosa as ruas ficam mágicas,deixe se enternecer pelas belas decorações.Agradeça a Deus a vida...pois ela é mágica mesmo...se esvai em um segundo,mas deixam marcas que duram uma eternidade.
 





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Também podera Gostar de:

Related Posts with Thumbnails