segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Os 10 passos para tratar a acne com uma alimentação balanceada


As temperaturas estão subindo e, quanto mais suor e oleosidade, maior é a tendência ao aparecimento da acne. Mas além do calor, há outras causas para esse terrível incômodo: alterações hormonais e hábitos alimentares inadequados. Sim, a saúde da pele depende de um cardápio balanceado.
Aprenda a tratar o problema de dentro pra fora.
1) Fracione a dieta em pelo menos cinco ou seis refeições diárias, mastigando bem os alimentos.
2) As preparações devem ser cozidas, grelhadas ou ao forno. Evite frituras. Dê preferência às carnes brancas (aves e pescados), retirando a pele. As carnes vermelhas são muito gordurosas.
3) Evite excesso de: massas, açúcares, refrigerantes, salgadinhos, condimentos, alimentos embutidos (calabresa, paio, lingüiça etc) e alimentos enlatados (salsicha, patê etc).
4) Inclua no cardápio, sempre que possível, alimentos integrais (pães, cereais, biscoitos etc), frutas cruas e preferencialmente com bagaço, pois aumentam as fibras da dieta e auxiliam na eliminação de toxinas do organismo.
5) Prefira leite desnatado, iogurte light e queijo branco, que possuem menor teor de gordura e são fontes de cálcio.
6) Faça uso da proteína de soja. Um componente ativo presente na soja, com estrutura química semelhante ao hormônio estrógeno, diminui a atividade das glândulas sebáceas.
7) Para neutralizar os efeitos dos radicais livres que levam ao processo de inflamação da acne, é necessária a ingestão adequada de nutrientes antioxidantes, tais como:
- Vitamina C (laranja, kiwi, batata, couve cru, brócolis, limão, melancia, tomate, espinafre cru, goiaba, morango, acerola, pimentão, umbu, lima, maracujá, abacaxi, entre outros)
- Vitamina E (óleo vegetal, cereais integrais, leite, espinafre, gérmen de trigo e frutas oleaginosas, como avelã, abacate, amêndoa e castanha)
- Betacaroteno (frutas e legumes amarelo-alaranjados, como cenoura, melão, mamão, abóbora)
- Zinco (cereais integrais, frutas oleaginosas, soja, leite, peixes)
- Manganês (soja, frutas oleaginosas, grãos integrais, aveia, pêssego)
- Selênio (soja, cereais integrais, frutas oleaginosas e peixes)
8) É importante a ingestão adequada de ácido pantotênico vitamina B5, nutriente que leva à diminuição da secreção de sebo e, consequentemente, ao desaparecimento da acne. Fontes: semente de girassol, cogumelos, salmão, fígado de galinha, leite, brócolis, levedura.
9) Aumente o consumo de alimentos ricos em ômega-3, eles podem atenuar a produção de compostos inflamatórios. Fontes: atum, salmão, cavala, bacalhau, óleos de peixe, sementes de linhaça.
10) A água é importante para a saúde da pele. Beba, no mínimo, entre oito e 10 copos diariamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Também podera Gostar de:

Related Posts with Thumbnails