sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Feiras Livres mais caras devido a chuvas


Devido ao período de chuvas que tem acometido nosso país, e estado o prejuizo com hortifrutis gira em torno de 1 bilhão de reais.As enchentes afetaram 81 % de todo o estoque do Ceagesp de São Paulo, as constantes enchentes contaminaram carregamentos de frutas, legumes e verduras, que não podem ser consumidos e sendo por tanto descartados.Ja sentimos a diferença na feira essa semana os preços subiram em torno de 15 % para a batata e a cenoura, e o alface teve um acrescimo em media de 100%,na semana passada uma bacia com 3 pés de alface custava R$1,00  real, hoje 1 pé de alface não sai por menos de R$ 1,70 . 
Também houve um aumento considerável de parasitoses em adultos que antes eram normais apenas em crianças, isso deve-se ao consumo inadequado, desses alimentos .
As batatas, cenouras,beterrabas, tuberculos em geral, devem ser lavados em água corrente,com o auxilio de uma pequena escovinha, e deve ser consumidos cozidos.
Os verduras devem ser lavadas em água corrente para eliminar sujidades e possíveis bichinhos que se escondem entre as folhas,devem ser destacadas e lavadas uma a uma, depois coloca-las de molho em um recipiente com 1 colher de água sanitária para 1 litro de água, ou 2 colheres de vinagre para  1 litro de água, ou ainda usar hipoclorito de sódio,este é disponibilizado em farmacias, e em postos de saúde, mais esta um pouco dificil encontrar.Lembrando que se for usar uma maior quantidade de alimentos,aumentar a proporção da água sanitaria ou do vinagre.Deixar de molho nesta mistura por 25 minutos,as folhas tendem a boiar coloque um peso sobre elas tipo um prato emborcado,após este período lavar novamente em água corrente,para então consumí-los.

Pernas Saudáveis e belas


Mudanças simples no cotidiano aliviarão a sensação de peso e de cansaço nas pernas e permitirão que você tenha uma jornada de trabalho mais produtiva.

 Mexa-se:
Se você trabalha sentado e permanece muito tempo na mesma posição, ou passa muito tempo em pé, mude este comportamento.
Levante com freqüência, vá ao banheiro, suba e desça escadas e movimente as pernas mesmo se estiver sentado.

Crie o hábito de andar pelo menos 30 minutos diariamente.
Se você morar no litoral ou for à praia de vez em quando, aproveite para se exercitar na areia, que é o terreno ideal para reativar a circulação, tonificar os músculos e fortalecer as articulações.
Adote uma alimentação rica em proteinas e fibras. De uma força para seus vasos sanguineos ingerindo vitaminas B3 , E , C, além de oligoelementos como o zinco e o manganês, deixe de lado as carnes gordas, os embutidos, e os queijos gordurosos.
Evite o alcool e o cigarro, que prejudicam a circulação; as gorduras por sua vez que entopem as veias e as refeições avantajadas, que dificultam a eliminação.

Beba muita água  uma das melhores armas para combater a retenção de líquidos e a sensação de peso nas pernas.Dormir com as pernas ligeiramente elevadas, todas as noites aplique uma ducha de água fria nas pernas começando na ponta dos pés e subindo até as coxas.
Diariamente, no fim do dia, realize uma massagem nas pernas com movimentos ascendentes.A drenagem linfática é indispensável,para a mulher co  retenção liquida, e inchaços nas pernas.

Evite a cera quente.
Este método de depilação piora a circulação, tanto pelo calor quantos pelos puxões dados ao retirar a cera, além de favorecer o surgimento de varizes e microvarizes (conhecidas também como teias de aranha).

Evite roupa justa.
Os jeans muito apertados dificultam a circulação do sangue e geram retenção de líquidos.
Fuja dos saltos muito altos.
Os ideais são os saltos de 3 a 5 centímetros. Se forem mais altos, produzirão uma contração nos músculos prejudica o bom retorno sanguíneo.
Também não é indicado usar sapatos totalmente rasos, porque desestabilizam a circulação na planta do pé.

Não abuse do sol.
O excesso de sol e os banhos quentes dilatam os vasos capilares.
Faça uso de castanha da India, folhas de uva, hamamelis ou hera, sob forma de chás ou de cremes. Estas plantas tem comprovado poder descongestionante.




Lábios bem hidratados


Para combater o ressecamento, a falta de hidratação e deixar a boca com uma aparência saudável e bem tratada, adote um protetor labial com filtro solar no minimo fator 15 o ideal  nos dias de hoje de calor intenso seria o fator 30, no mercado a marcas boas e de preços acessíveis.

Se a região do contorno dos lábios costuma ficar desidratada, faça todas as noites, antes de dormir, uma massagem com um creme apropriado de preferencia a base de Colageno e Elastina. deixe o produto agir por dez minutos e retire o excesso com lenço de papel.

Existem produtos de hidratação noturna com retinol ,muito bons para uso antes do batom, tipo um condicionador labial,da natura e da avom são bem acessíveis,e fazem o que prometem hidratam bem.
Torne o hábito de beber água constante,na sua rotina diária, a água é o melhor hidratante do corpo e age de dentro para fora, eliminando toxinas nocivas ao nosso organismo, e como consequencia do uso diário e constante se refleti em nossa pele,cabelos, olhos no viço como um todo.crie o hábito de consumir pelo menos 8 copos de água ao dia.


Geléia de Pêssego



Ingredientes:

1 quilo de pêssegos limpos, sem casca, sem caroço
(compre em torno de 1.300 kg).
1 quilo de açucar

Modo de Preparo:

Numa panela, ferva a água. Vá mergulhando de 2 a 3 pêssegos por vez nessa fervura e deixe-os lá por um minuto apenas. Em seguida tire as peles de todos os pêssegos. Parta -os ao meio e retire os caroços. Deixe, numa bacia, os pêssegos e o açucar por algumas horas. Leve então ao fogo e cozinhe até os pêssegos se desmancharem e a geléia tomar ponto. Se os pêssegos forem duros, junte água para cozinhar até dar ponto.
Coloque em vidro esterelizado,e guarde na geladeira dura por volta de 3 meses se refrigerado e manipulado adequadamente.Fica excelente em torradas ,acompanhamentos com queijos,enfim segundo o gosto de cada um.

1 quilo de pêssegos  rende 600 gramas de geléia.
Valor calórico total: 4.780 calorias


Geléia de pêssego com Laranja

 Ingredientes:

5 xícaras de suco de laranja
3 xícaras de pêssegos picados
2 e 1/2 xícara de pectina caseira
Casca ralada de 1 laranja
7 xícaras de açúcar

Modo de Preparo:

Retire a pele e a semente do pêssego, corte em pedacinhos, misture os ingredientes e cozinhe em fogo brando,  até dar ponto de geléia por volta de 30 minutos, coloque em vidros esterilizados,emantenha refrigerado.

Pêssego


O pêssego é de baixo teor calórico,porque 100 gramas fornece apenas 43 calorias. Mas, em contrapartida é rico em fibras importante para o bom funcionamento do intestino. Em menores quantidades aparecem a vitamina B5(niacina) e o mineral Ferro.
A Niacina é uma das vitaminas do complexo B e tem por função evitar problemas de pele, do aparelho digestivo e do sistema nervoso. Combate o reumatismo.O Ferro faz parte da formação do sangue.
O pêssego é indicado para qualquer tipo de dieta, porém é desaconselhável para pessoas de aparelho digestivo delicado.
Na hora da compra, deve-se dar preferência aos de casca firme, mas não dura. Para melhor conservação, eles devem ser guardados em geladeira, onde se conservam por uma a duas semanas.
Mas atenção: os pêssegos não devem ser lavados, a não ser pouco antes de ser consumido ou servidos. Os que estiverem muito maduros ou com algumas manchas, devem ser aproveitados o mais rápido possível.
O período de safra de pêssegos é de novembro a janeiro, quando são encontrados com ótima qualidade e preço convidativo.

sábado, 13 de fevereiro de 2010

torta de peras



Ingredientes

6 colheres (sopa) de farinha de trigo
6 colheres (sopa) de maisena
6 colheres (sopa) de açucar
2 colheres (chá) de fermento em pó
uma pitada de sal
3 ovos
2 colheres (sopa) de leite
4 peras descascadas e cortadas em cubos


Modo de fazer :

Peneire a farinha com a maisena e misture com o açucar, o fermento e o sal. Coloque os ovos no centro e misture cuidadosamente. Junte o leite e as peras. Misture bem e despeje numa forma untada e polvilhada com farinha. Leve ao forno médio,por cerca de 35 a 45 minutos. deixe esfriar e retire da forma.
Antes de retirar do forno, verifique se está bem assado e se no meio a torta não está úmida.

Pode ser conservada até uma semana se for embrulhada em papel de alumínio

Rende: 10 porções

Valor calórico total : 1.173,9 calorias

Pera

A pera é muito apreciada por suas propriedades nutritivas e pelo delicado sabor,ideal para regimes,pois tem baixo valor calórico cerca de 56 calorias em 100 gramas da fruta.Contém quantidades razoáveis de vitaminas B1,B2 e niacina,todas do complexo B,que ajudam a regular o sistema nervoso e o aparelho digestivo,fortificando o músculo cardíaco. Elas são essenciais ao crescimento e evitam a queda dos cabelos e problemas de pele.Contendo ainda vitamina A e C , a pera é uma das  frutas mais ricas em sais minerais,incluindo Sódio,Potássio, Cálcio, Fósforo,Enxofre, Magnésio, Silicio e Ferro. Eles contrribuem na formação dos ossos, dentes e sangue,mantém o equilibrio interno e o vigor do sistema nervoso como um todo, por conter fibras é muito boa contra a prisão de ventre, inflamação do intestino e bexiga.
A pera de boa qualidade apresenta casca firme,sem ser dura,sem cortes,rachaduras ou manchas pardas. Para que conserve o aroma e o sabor deve ser guardada em lugar fresco e seco, nunca na geladeira.
Excelente no preparo de sobremesas,tortas,compotas,cremes,geléias,sorvetes, a pera é também ótima para acompanhar queijos picantes e de sabor forte. Para não escurecer depois de cortada, deve se pingar limão em sua metade.
Sua Safra é no mês de janeiro período em que são encontradas a preços bem em conta.Mas existe pera importada de fevereiro a setembro.

sábado, 6 de fevereiro de 2010

Bolo de Abacaxi



Ingredientes

Pão de ló

2 xícaras de farinha de trigo
1 1/2 xícara de açucar
4  gemas de ovos com claras separadas
1 colher (sopa) fermento em pó
1 xícara de leite fervendo

 Bata as clarasem neve acrescente as gemas,o açucar,a farinha e o fermento,misture bem e acrescente o leite fervendo misturando rapidamente até ficar uma massa homogenea. Coloque em uma assadeira untada e enfarinhada e leve ao forno 180 graus até que doure .

Creme do recheio:

1 litro de leite
1 lata de leite condensado
1 pudim sabor baunilha
2 colheres (sopa) maisena
3 gemas

Em uma panela misture todos os ingredientes  leve ao fogo e mexa sempre até dar consistência de creme.

Geléia
1 abacaxi  passado pelo liquidificador
1 xícara de açucar

 Coe o abacaxi ; Leve ao fogo brando em uma panela ,e mexa de vez em quando ,até reduzir o caldo e dar ponto de geléia.

Montagem do bolo

Corte ao meio o bolo regue com um pouco de refrigerante guaraná, espalhe o creme do recheio,e sobre ele a géleia de abacaxi,cubra com outra parte do bolo e cubra com chantily, siga as instruções da embalagem.

Dica: Corte pedacinhos pequenos de abacaxi afervente e misture a géleia.
Pode se decorar também o bolo com pedaços de abacaxi.

Também podera Gostar de:

Related Posts with Thumbnails