terça-feira, 16 de junho de 2009

Fitoterápicos



Desde os tempos mais antigos, o homem encontra na natureza uma infinidade de plantas com efeitos terapêuticos e as utiliza para o tratamento de diversos males. A dor fez com que o homem buscasse o analgésico, a doença, o remédio.

Os fitoterápicos são produtos com grandes efeitos terapêuticos e baixas reações adversas.

· Acerola: Rica em vitamina C, a qual é muito importante nas funções de aumentar a resistência do organismo contra infecções, evita a formação de radicais livres e melhora a disposição.
· Alcachofra: Auxilia a digestão de gorduras e promove a eliminação de líquidos, favorecendo a redução do peso.· Agar-Agar: Auxiliar nos regimes de emagrecimento. Combate a flacidez, celulite, fortalece unhas e revigora o couro cabeludo.· Berinjela: Vegetal muito utilizado para diminuir a taxa de colesterol e triglicérides, auxiliar nas dietas de emagrecimento por favorecer a digestão de gorduras.
· Betacaroteno: Dietas ricas em caroteno possuem este pigmento que fica armazenado nos melanócitos e posteriormente, são distribuídos por todo o tecido epitelial, dando à pele uma coloração natural quando houver exposição ao sol; porpocionando um bronzeamento bonito, saudável e duradouro. É indicado também na anemia, acne e outras moléstias da pele.
· Boldo: Estimulante da digestão, por aumentar a salivação e o suco gástrico, aumenta gradualmente o fluxo da bile, combatendo as afecções do fígado, auxilia no tratamento da gota.· Boswellin: Possui ação analgésica e anti-inflamatória, sendo eficaz no tratamento da artrite e artrose, dores articulares e processos reumáticos.· Cálcio de ostra: Suplemento alimentar rico em cálcio e magnésio. Ideal para casos de artrite, artrose, osteoporose e deficiência de cálcio.· Cápsulas antigripais: cafeína, vitamina c, clorfeniramina e dipirona. Atua nos casos de corisa , dores no corpo ocasionado pela gripe, juntamente com vitamina c, para uma rápida recuperação.
· Cápsulas antiradicais livres: Vit.E, Vit.C, Selênio, Ginkgo biloba, Betacaroteno. Composta por oligoelemento e por 3 principais vitaminas, possui ação antioxidante, eliminando radicais livres causador do envelhecimento precoce, de doenças cardiovasculares e reumáticas. Indicada para pessoas sedentárias, fumantes e esportistas, atua fortalecendo o organismo e prevenindo doenças.· Carqueja: É indicada como uma das mais eficientes purificadoras do aparelho digestivo. Seus princípios ativos têm ação sobre a gastrite, azia, cálculos biliares, prisão de ventre, sendo também um diurético. Atenção não se aconselha o uso em gestantes e lactantes.· Cartilagem de tubarão: Suplemento nutricional rico em cálcio e fósforo. Melhora dores reumáticas, desgastes ósseos e artrite.
· Carvão Vegetal: Possui propriedades anti-ácidas, anti-sépticas, melhorando as dores de estômago, gastrite, gases, mau hábito, colite e intoxicação por alimentos.· Cáscara Sagrada: Possui ação laxativa suave, sendo utilizada nos casos de prisão de ventre crônica, sem causar dependência, auxilia processo de emagrecimento.

. Castanha da Índia: Ativa a circulação sanguínea, auxilia no tratamento de varizes e hemorróidas, fortalece vasos sangüíneos, além de reduzir inflamação e edemas. Proporciona alivio da dor e cansaço nas pernas.
· Centella Asiática: Utilizada na prevenção e tratamento da celulite e gorduras localizadas, além de ativar a circulação sangüínea, reduzindo inchaços, dores nas pernas e atenuando câimbras e varizes. Auxilia no emagrecimento.

· Chá Verde: Possui alta capacidade de aumentar a imunidade do organismo, combatendo o stress e o cansaço físico e mental. Tem excelente funcionalidade em processo de emagrecimento, favorecendo a digestão e a eliminação de líquidos.
· Chapéu de Couro: Famoso diurético com diversas propriedades medicinais, através dos sais minerais, iodo e grande porcentagem de taninos em suas folhas. Eficiente nos quadros reumáticos, em doenças renais e urinárias, também regula o intestino na prisão de ventre.
· Chitosan C: Suplemento natural que possui alta capacidade de absorver gorduras. O chitosan age como uma esponja diminuindo a absorção de gordura ingerida durante a eliminação, impedindo acúmulos no organismo. Possui capacidade de abaixar os níveis de colesterol e saciar a fome.
· Citrus: É uma maneira natural de perder peso, devido a sua ação peculiar de aumentar o mecanismo natural do corpo que queima as gorduras. Este produto é auxiliar em regimes de emagrecimento e controle do peso, estimulando a queima de calorias e a remoção de depósitos de gordura indesejáveis. É um produto eficaz e seguro. · Clorella: Uma alga que reduz o envelhecimento precoce, elimina toxinas do organismo, normaliza a digestão e a função intestinal. Grande fonte de clorofila. Rica em vitaminas e sais minerais.· Cogumelo Agarius: Suplemento alimentar, aumenta a resistência imunológico do organismo.
· Colágeno: Suplemento alimentar rico em colágeno, é obtido por hidrólise total do colágeno de certos animais, ele está presente nos tendões, vasos sangüíneos, e fibras da pele. Por isso é usado para aumentar a tonicidade dos tecidos, ajuda na boa formação de ossos e cartilagens. · Complexo enrigecedor: Colágeno e gelatina. Auxilia no combate a flacidez e no tratamento de unhas e cabelos quebradiços, rico em proteínas e aminoácidos.
· Complexo vitamínico: Composto pelas principais vitaminas(A, B1, B2, B6, B12, C, E), agindo também no cansaço e esgotamento físico e mental, por conter guaraná e ginseng. Apresenta também ác. fólico e sulfato ferroso.
· Composto energético natural: Guaraná, marapuama, ginseng e catuaba. Atua estimulando o organismo e aliviando tensão, stress, cansaço físico e mental.
· Composto vegetal calmante: Passiflora, melissa e valeriana. Composto por ervas naturais, indicado nos casos de insônia, crises nervosas, ansiedade, stress e perturbações nervosas; não possui efeitos colaterais, não causando dependência.
· Composto vegetal circulatório: Castanha da índia, gingko biloba, hamamelis e rutina. Ativa a circulação sangüínea, auxiliando no tratamento de varizes, hemorróidas, vertigens e dores de cabeça. Fortalece os vasos capilares, reduzindo inflamações e edemas.

· Composto vegetal diurético: Alcachofra, carqueja, abacateiro, cavalinha e zedoária. Possui ação diurética, reduzindo inchaços causados por acúmulo de líquidos, digestiva, além de auxiliar o tratamento de hipertensão.
· Composto vegetal hepático: Boldo, alcachofra, carqueja e espinheira santa. Estimula as funções hepáticas, gástrica s e intestinais, desintoxicando o fígado e a vesícula, possui ação cicatrizante e analgésica nas gastrites e úlceras.
· Dolomita: Suplemento alimentar a base de Cálcio e Magnésio enriquecido com vitamina D. Auxilia na prevenção e redução

· Equinacea: A ação da equinacea se manifesta por estimulação inespecífica das reações defensivas e por aumento de resistência orgânica à agressões microbiológicas. Possui ação bacteriostática direta. Sua principal indicação é nos casos de gripes e resfriados, doenças infecciosas generalizadas (virais e bacterianas), alergias e nas imunodeficiências moderadas.

· Erva de são João, Hypericum perforatum ou Jarsin Extract: Antidepressivo natural, auxiliar no tratamento de agitação nervosa, distúrbios do sono, angústia, ansiedade, depressão, melancolia e ansiedade.

· Estimulante do apetite: Cobamamina, ciproheptadina, complexo b, acido fólico, carnitina e sulfato ferroso. Composto por importantes vitaminas e aminoácidos, esta indicado no tratamento de hipovitaminose e como estimulante do apetite e do crescimento.· Espinheira Santa: Aliado a um estilo de vida saudável, pode auxiliar nos males gastrointestinais. Possui ação analgésica nas dores estomacais, com um grande poder cicatrizante nos ferimentos gástricos e pela sua ação anti-séptica, corrige o funcionamento geral dos intestinos, tem ação diurética, além auxiliar nos estados anêmicos.
. Farinha de Maracujá: Contribui para o bom funcionamento intestinal, diminui o nível de colesterol, a taxa de açúcar no sangue (para diabéticos) e na queima de carboidratos. Auxilia também na perda de peso.· Fórmula natural para emagrecer: Glucomanann, centella asiática, cáscara sagrada, alcachofra, carqueja, spirulina, agar-agar, passiflora. Composta a partir de ervas medicinais, com ação diurética, laxativa suave, inibidora do apetite e da ansiedade, além de ativar a circulação sangüínea, auxiliando na celulite e na flacidez.
· Garcinia: Emagrecedor natural, inibe a vontade de comer doce e massa, reduzindo a absorção de gordura e carboidratos. Não causa dependência nem ansiedade.
· Garra do Diabo: Com ação antiinflamatória e analgésica, é recomendada para aliviar a dor nas articulações, dores musculares, tendinites, gota, reumatismo, artrite e artrose. · Gelatina: Complexo de aminoácidos, utilizado na prevenção da flacidez evitando formação de estrias; como hidratante da pele por via oral e fortalecedor de unhas e cabelos quebradiços.
· Ginkgo biloba: Restaura e estimula a circulação cerebral, melhora a memória e o raciocínio, aumentando a capacidade intelectual; elimina zumbidos no ouvido, trata de labirintites, vertinges, dores de cabeça. Atua também na má circulação, alivia dores nas pernas e a sensação de formigamento.
· Ginseng: Estimula o corpo e a mente, sendo um grande antídoto contra cansaço e o desânimo acumulado, eliminando a fadiga física e mental, aliviando estados de estresse e depressão. Melhora as funções cerebrais (memória). Auxilia no tratamento de irregularidades circulatórias, anemias e diabetes. Melhora as funções sexuais.
· Graviola: Suplemento alimentar que pode aumentar as defesas do organismo.

· Guaraná: Tônico natural, atua tanto a nível cerebral quanto físico, reduz a fadiga e o cansaço, alivia o stress e o desânimo, utilizado também nos processos de enxaqueca e nevralgias, melhorando as funções intestinais.
· Gymena Silvestre: Indicada como tratamento alternativo da diabete, normalizando a produção de insulina. Atua como auxiliar no tratamento da obesidade, eliminando o desejo de comer doce. · Isoflavona: Substância derivada da soja, eficaz na reposição hormonal da mulher, diminuindo os sintomas da menopausa tais como: fogachos, securas vaginal irritabilidade, aumento do colesterol, além de possuir efetiva ação na osteoporose, câncer de mama e doenças do coração.
· Kawa-kawa: Calmante natural indicado em casos de ansiedade, agitação nervosa, insônia, stress, cefaléia, agindo também como relaxante muscular. Não causa dependência nem sonolência.

· Lecitina de soja: Atua diminuindo o colesterol, triglicérides, estimula a circulação cerebral, combate a arteriosclerose e fortalece os tecidos do coração.
· Levedo de cerveja: Fonte natural de vitaminas do complexo B, tendo ação protetora do sistema nervoso e da pele. Atua em casos de acne e oleosidade excessiva da pele.

· Maca: A Maca é uma planta (raiz) que cresce e se desenvolve nos Andes Peruanos, aumenta a energia e vitalidade, melhora o desempenho físico e mental, mantém um bom equilíbrio orgânico, repõe as energias do corpo esgotado e serve como complemento nutricional. Possui vitaminas (tiamina, riboflavina), proteínas, aminoácidos, minerais (manganês,zinco,cobre,sódio e fósforo), alcalóides, taninos.

. Óleo de alho: Cápsulas desodorizadas que combatem gripes e resfriados, atua também estabilizando os casos de hipertensão.
· Óleo de Copaíba: Age como anti-séptico e cicatrizante, sendo excelente contra infecções urinárias. Além de ser recomendado contra problemas pulmonares como tosses e bronquites e para problemas de pele como anti-séptico em feridas, eczemas, na psoríase e urticária. · Óleo de fígado de bacalhau: Muito utilizado nos casos de deficiência de vitaminas A e D.
· Óleo de germem de trigo: Rico em vit.E, age como antioxidante, previne o envelhecimento precoce, ativa a circulação sangüínea e age na retenção de líquidos.
· Óleo de Linhaça: Uma das maiores fontes naturais de Ômega 3 e Ômega 6 de origem vegetal. Tratamento de aterosclerose, problemas de próstata e infecções do trato urinário.
· Óleo de peixe ou Ômega- 3: Suplemento alimentar rico em ácidos graxos poliinsaturados, atua na prevenção de doenças cardiovasculares, no tratamento da artrite reumatóide e diminui a taxa de colesterol e triglicéride.
· Óleo de prímula: Rico em ácido gama linolênico, atua no climatério, na menopausa e no tratamento da TPM, tanto nos sintomas físicos ( dores de cabeça e musculares, inchaços nos seios e pernas, insônia e problemas de pele ), como nos sintomas emocionais ( agressividade, irritabilidade, tensão nervosa, depressão, crises de choro, ansiedade e desânimo ). · Pó anti-ácido: Carbonato de magnésio, carbonato de cálcio, bicarbonato de sódio e hidróxido de alumínio. Age reduzindo a acidez estomacal e aliviando as dores gástricas.
. Porangaba: Erva utilizada como supressora do apetite, diurética, reguladora das funções hepáticas, além de estimular a circulação sangüínea. Atua no combate celulite e nos processos de emagrecimento.
· Quebra Pedra: Indicado para problemas renais, como pedras e cistos.
· Regulador intestinal natural: Composto por cáscara sagrada, fucus vesiculosus e sene promovendo o funcionamento ideal do intestino, tendo suave ação laxativa.
· Semente de Linhaça: Uma das maiores fontes naturais de Ômega 3 e Ômega 6 de origem vegetal. (Colesterol e Triglicérides)
· Spirulina: é uma alga que possui alta concentração de clorofila, combatendo a fadiga e o esgotamento físico. Ótimo inibidor natural do apetite.
· Tribullus Terrestres: Indicado no tratamento de disfunções sexuais, restaura e aumenta o libido sexual, melhora a impotência em homens e o tratamento da infertilidade em mulheres.
· Unha de Gato: Estimulante do sistema imunológico, possui ação antiinflamatória, combate reumatismo, artrite, artrose, rinite, amigdalites e sinusites.
· Urucum com Betacaroteno: Complexo ativador da produção de melanina, melhorando e prolongando o bronzeamento.
· Valeriana: É um poderoso sonífero natural. Faz dormir e proporciona sono tranqüilo e profundo, sendo utilizado no tratamento da insônia de qualquer natureza todas as vezes que se quer evitar o uso de calmante químicos. Não causa dependência.
· Vinagre de maça: auxiliam na manutenção da saúde, melhorando a qualidade de vida. Auxilia no controle e diminuição de peso.
· Vitamina A: Utilizada como suplemento vitamínico, na carência de vit.a, no combate aos radicais livres causador do envelhecimento precoce, no tratamento da acne, além de fortalecer o cabelo.

· Vitamina C: Regenerador dos vasos sangüíneos, ajuda na circulação, na cicatrização e na resistência orgânica, auxiliando na prevenção de gripes e resfriados, possui ação antioxidante e tem importante papel na formação do colágeno ( responsável por dar firmeza a pele).

· Yam mexicano: Planta utilizada para tratamento dos sintomas da menopausa e da TPM, aliviando a sensação de calor, instabilidade emocional, irritabilidade, secura vaginal e o envelhecimento precoce da pele. Previne a osteoporose e não causa retenção de líquido.
. Zedoária: Indicado na prevenção de gastrites e úlceras, atuando principalmente no sistema digestivo. Combate o mau hálito, elimina gases e facilita a digestão.


Mesmo na fitoterapia, a auto medicação não é recomendada.

Quando mal administrados os mesmos podem trazer danos à saúde.

Procure sempre orientação médica.

3 comentários:

  1. vc está mandando eu ir descançar , adoraria tenho 3 filhos um de 13,outra de 02que è muito levada e a Sophia de 1 mês que também não dorme está aqui sorrindo ... mesmo assim boa noite pr`vc também!!

    ResponderExcluir
  2. é crianças são joias raras em nossas vidas,e conforme vão crescendo vão dormindo menos mesmo querem acampanhar tudo a sua volta...sei como é tenho dois aqui também um grande beijo para você boas festas e um excelente 2010 com muitas alegrias .até mais

    ResponderExcluir
  3. Que legal....já passei por esta fase e entendo bem,parabéns,seja sempre bem vinda,e ótima noite pra você também.

    ResponderExcluir

Também podera Gostar de:

Related Posts with Thumbnails