terça-feira, 18 de maio de 2010

maçã



Fruta de regiões temperadas, a maçã além de saborosa tem considerável valor nutritivo. Contém vitaminas B1, B2, Niacina e sais minerais como fósforo e Ferro. As vitaminas do Complexo B em geral ajudam a regular o sistema nervoso, o crescimento, evitam problemas de pele, do aparelho digestivo e queda dos cabelos. O Fósforo previne a fadiga mental,além de contribuir para a formação de ossos e dentes. O Ferro é importante na formação do sangue.
A maça é recomendada para pessoas com problemas de intestino, obesidade (100 gramas fornecem 58 calorias), reumatismo, gota, diabetes, enfermidades da pele e do sistema nervoso. A sua casca seca é empregada como chá para purificar o sangue e como diurético.
Para melhor aproveitamento das suas vitaminas, o ideal é consumí-las ao natuiral com casca, pois é junto dela que estão a maior parte das suas vitaminas e os sais minerais.
Na hora da compra, escolha as de casca de cor acentuada e brilhante, polpa firme, pesadas, sem partes moles, furos ou rachaduras. Nessas condições ela se conserva até um mês na geladeira. Seu período de safra vai de janeiro á abril. Daí até setembro só existem as importadas.

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Jiló



O Jiló é recomendado para regimes alimentares por seu baixo valor calórico,100 gramas fornecem 78 calorias, È uma hortaliça que contém quantidades apreciáveis de sais minerais com Cálcio, Fósforo e Ferro, além das vitaminas B5 e C.
O Cálcio, o Fósforo e o Ferro participam da formação de ossos e dentes, construção muscular e ajudam na coagulação do sangue.
A vitamina B5 faz parte do complexo B, que tem como principais funções evitar problemas de pele, do aparelho digestivo e sistema nervoso, além de reumatismos. Já a vitamina C contida no jiló não é aproveitada pelo organismo, porque se perde no cozimento normal.
O jiló deve ser conservado em geladeira, nas prateleiras mais baixas, longe do congelador. E caso, a família não aprecie o amargo caracteístico do jiló, experimente fazê-lo frito.
Seu período de safra vai de Janeiro á maio.

Receita de Jiló á Milanesa

12 jilós
3 ovos levemente batidos
1 colher (sopa) de orégano
2 xícaras(chá) de farinha de rosca
óleo para fritar
sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo
Lave os jilós, retire os cabos e corte em rodelas. misture os ovos, sal, pimenta e óregano, e deixe as fatias de jiló nesse molho, pelo menos por uma hora. Passe as fatias de jiló na farinha de rosca, novamente nesse molho, e depois mais uma vez na farinha de rosca. Frite em bastante óleo quente até ficarem dourados.

rendimento: 16 porções
Valor calórico total : 1.274 calorias.

Conserva de jiló

8 jilós
4 azeitonas(opcional)
1/2 cebola pequena
1/2 xicara (chá) de óleo
1/2 xícara(chá)de vinagre
 sal a gosto

Modo de preparo
Lave os jilós e corte-os em cruz sem separá-los. Cozinhe em água e sal por 15 minutos. escorra e arrume os jilós em um pires ou vidro de conserva. jogue por cima as azeitonas (se desejar) e a cebola picada. Misture o óleo e o vinagre e junte os jilós. Sirva depois de 24 horas, como acompanhamentos de carne assada ou como entrada (em salada).

Rendimento: 5 porções
Valor calórico total: 1.118 calorias.




sábado, 1 de maio de 2010

cebolinha verde fonte de vitaminas



A cebolinha contém alto teor de Cálcio e Fósforo, que ajudam na formação de ossos e dentes. Possui Niacina, que estimula o apetite, mantém a saúde da pele e promove o crescimento.
Ela cresce em tufos ocos, podendo facilmente ser cultivada em casa. Na cozinha,costuma-se usar uma ou mais cebolinhas picadas. Elas podem ser misturadas a ovos mexidos, saladas, patês, sopas, molhos, risotos e em farofas, até em frituras finalizando com as cebolinhas por cima além de enfeitar o prato dá um sabor excelente.

Cem gramas de cebolinha fornecem 31 calorias.
Seu período de safra vai de novembro a abril, mas ela é encontrada o ano todo.

Receita de  ricota com cebolinha

400 gramas de ricota
½ cebola picada bem miudinho
Sal
Pimenta branca (opcional)
1 xicara de Cebolinha picada
Azeite de boa qualidade á gosto

Misture todos os ingredientes, e utilize em pães ,torradas, excelente no café da manhã como acompanhamentos de sanduiches.

Coxinha para festa de criança


De todas as receitas de coxinhas que tenho esta é a preferida entre a criançada.
A massa é bem leve e fica uma delicia.

Ingredientes:

1/2 lt de água
1 colher(sopa) de óleo
100 gramas de margarina ou 3 colheres(sopa)cheias.
1 cebola média picadinha bem miúda ou ralada.
1 colher(sopa) de catchup boa qualidade
1 tablete de caldo de galinha
300 gramas de farinha de trigo
 1 gema
1 colher(sopa)queijo ralado

Numa panela coloque a margarina,a cebola ralada, o óleo,deixe dourar,então acrescente a água e o caldo de galinha,o catchup, ao iniciar a fervura,coloque a farinha de uma só vez,mexa com uma colher de pau até que a massa cozinhe bem e solte da panela.Retire do fogo coloque sobre uma mesa levemente untada,abra-a com a colher de pau e acrescente o queijo ralado de boa qualidade,vá misturando com a colher até conseguir trabalhar com as mãos,acrescente a gema de ovo,e sove a massa até absorver toda a gema,retire pequenas porções da massa ,faça uma bolinha ,com o dedo polegar afunde o meio,coloque o recheio,e feche dando formato de coxinhas.
Passe nos ovos batidos e na farinha de rosca. Frite em óleo bem quente em pequenas porções para não encharcar deixe escorrer em papel toalha. Pode ser congelada,antes de frita-las,leve ao frezzer em bandeja de alumínio,deixe congelar só então embale em porções de 50 unidades ou conforma sua prefêrencia.
Você pode rechear com peito de frango,com pedacinhos de salsicha também fez sucesso entre a criançada,use sua imaginação.

Recheio de frango:


1 peito de frango sem pele cozido e desfiado
Sal e pimenta do reino a gosto
1 cebola picada
1 xícara de chá de salsinha picada
2 xícaras de chá de catupiry(opcional)

O tempero pode ser o de sua preferencia afinal frango combina com quase tudo,Leve a cebola pra dourar,coloque o frango desfiado,acrescente o sal e a pimenta,em fogo baixo deixe cozer uns minutos ,desligue e acrescente a salsinha,utilize como recheio de tortas coxinha,pães.etc.

bolo de aniversário

Bolo tema da Pucca com recheio de abacaxi.

Receita massa:

2xc.de farinha de trigo
1 1/2 xc. de açucar
4 ovos com claras separadas
1 colher(sopa)fermento em pó
1 xc. de leite fervendo

Modo de preparo:

Bata as claras em neve acrescente as gemas, o açucar, a farinha e o fermento,misture bem e acrescente  misturando rapidamente o leite fervendo, até a massa ficar homogenea, pode bater manualmente, ou usar a batedeira. Coloque em uma forma untada e enfarinhada 23cm e leve ao forno 180 graus até que doure.
Obs: o bolo acima tem quatro formas de bolo o que deu +-15 kg de bolo final.

Recheio

1 litro de leite
1 lata de leite condensado
1 pudim de baunilha
2 colheres(sopa) de maisena
3 gemas
1 abacaxi descascado,e passado pelo liquidificador, coado
1 xc. de açucar

Leve ao fogo todos os ingredientes  exceto o abacaxi e o açucar, mexendo sempre, até dar consistência de creme. Reserve
Numa panela coloque o abacaxi já coado e liquidificado, acrescente 1 xc. de açúcar e leve ao fogo mexendo de vez em quando até tomar consistencia de geléia. Reserve
Obs:caso deseje um bolo bem recheado dobre a quantidade dos ingredientes.

Montagem do bolo:

Coloque os 2 primeiros bolos em uma base própria, regue com refrigerante de guaraná, espalhe o creme, e sobre ele a géleia de abacaxi cubra com a outra metade do bolo, e decore á gosto.

Neste foi utilizado chantilly profissional Viggor, folha de arroz tema pucca, e bicos perlle e pitanga no acabamento lateral, para cobrir a folha de arroz usei gelatina incolor dissolvido em uma xícara de (café) de água quente. Mas pode se usar a geléia de brilho, o resultado final é o mesmo,  porém notei que a gelatina dá mais vida ao desenho.

Também podera Gostar de:

Related Posts with Thumbnails