segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Falando sobre Celulite


Ela tem nome e sobrenome um tanto complicado Lipodistrofia Ginóide - e, nada tímido, ataca o que a mulher tem de mais sensual: bumbum, pernas, abdômen (e até os braços!), deixando a pele ondulada, com aquele aspecto desagradável de casca de laranja. Mas, calma. Até mesmo a celulite pode ser combatida e amenizada.

Como o próprio nome sugere, a celulite é uma inflamação das células gordurosas (adipócitos), que vão ficando inchadas devido ao acúmulo do excesso de gordura no organismo. Aumentado, o tecido gorduroso comprime as veias e vasos linfáticos, gerando um edema que avoluma ainda mais esse tecido, prejudicando a circulação. Assim, os diferentes estágios de celulite vão aparecendo.

Cerca de 90% das mulheres convive com esse tormento chamado celulite. Ela é agravada pela má alimentação, pela ingestão insuficiente de líquidos, pelo intestino preso, pelo sedentarismo, pelo fumo e também está ligada diretamente à hereditariedade. Como se não bastasse, as mulheres contam, ainda, com outro facilitador: os hormônios femininos, principalmente o estrogênio. Eles dirigem a gordura para regiões como o quadril e alteram as paredes das micro veias, afetando a circulação.

Como vemos, a celulite é um ciclo vicioso que, se não interrompido, tende a piorar. Portanto, mais importante do que tratar é prevenir. E é muito mais simples do que parece. Basta um pouco de disciplina .


Dieta anticelulite


O consumo exagerado de doces, refrigerantes e gorduras (frituras, salgadinhos industrializados, óleos poli-insaturados, como os de soja, girassol, milho e arroz, margarina, manteiga, creme de leite, maionese, etc) favorece o acúmulo de gordura subcutânea e, assim, o aparecimento da celulite.

É preciso tomar cuidado com o sal, o excesso prejudica a eliminação de toxinas, provocando retenção de líquidos e inchaço. Alimentos embutidos também devem ser evitados.

E importante: beber água! O líquido tem extrema importância para limpar o organismo e mantê-lo hidratado. Com oito copos comuns de 250 ml de água por dia, você consegue ingerir dois litros de água e ajuda seu corpo a funcionar melhor em todos os aspectos.


Consuma carboidratos integrais e não poupe nas verduras, frutas e legumes. Aumente o consumo de carnes magras, que ajudam na formação dos músculos, e não se esqueça de o organismo precisa estar em equilíbrio para funcionar bem: faça exercícios físicos para queimar gordura e ganhar mais massa magra. Mais uma dica: a aveia é rica em silício, que ajuda a reorganizar as fibras de sustentação da pele e previne a formação da celulite.

 A Drenagem linfática é um bom remédio. O procedimento ajuda a reduzir a quantidade de líquido entre as células e os septos, reduzindo o edema.


Um passo importantíssimo para tratar a celulite é reduzir o consumo de sódio, causador de retenção hídrica, que pode agravar o quadro. Portanto, é aconselhável diminuir o consumo de sal, enlatados, alimentos em conservas, embutidos e alimentos industrializados. Trocar o sal comum pelo sal light, que tem 50% menos sódio em sua composição, é outra alternativa. Na hora de preparar os alimentos, devem-se preferir temperos naturais, como orégano, salsa, cebolinha, manjericão e açafrão que, além de mais sabor, possuem também antioxidantes.


 O ácido hialurônico é um agente importante no combate à celulite. A aplicação da substância é indicada para inflamação de grau leve a moderado, mas com pequeno número de depressões, mesmo que profundas. Não é recomendado para aquela celulite grau 1, que não forma depressão, nem para a de grau 3, que tem muitas depressões.


Para que os cremes de tratamento tenham melhor penetração e efeito, a pele deve ser preparada para recebê-los. Portanto, usar uma bucha vegetal no banho e fazer uma esfoliação uma vez por semana ajuda a reduzir a celulite. Uma dica é misturar farelo de aveia ao azeite de oliva e aplicar na pele, em movimentos suaves e circulares. Essa esfoliação contribuirá para a remoção das células mortas e melhorará a absorção dos cremes de tratamento.

Dê preferência aos produtos que tenham um ou mais desses ingredientes no rótulo: cafeína, arnica, castanha-da-índia, centelha asiática, rutina, escina,extrato de hera, Plectranthus, Fucus.


Receita de suco anti-celulite

1 copo(100 ml) de água de coco
1 fatia de bacaxi picado
1 fatia de melão picado
1 punhado(quantidade medida em seu punho) de salsinha picada
1colher (sopa) rasa de linhaça
1 copo(100ml) de leite de soja

Bata tudo no liquidificador e tome em seguida .

Dica: faça somente a quantidade que vai consumir de imediato não guarde sobras pois  perdem os nutrientes. Este suco é anti-oxidante, anti-inflamatório e diurético.
Consuma sempre e notará uma melhora acentuada na pele com celulite, e no vigor do corpo como um todo.
experimente!





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Também podera Gostar de:

Related Posts with Thumbnails