domingo, 16 de janeiro de 2011

Quiabo


Essa hortaliça é rica em vitamina A, boa para pele, mucosas em geral e para visão, contem vitamina C em quantidade moderada,mas não é absorvido pelo organismo porque se perde no cozimento.Por  conter vitaminas que fazem parte do complexo B, o quiabo ajuda no processo de crescimento. E seus sais minerais, como Cálcio, Fósforo, Ferro e Cobre ajudam n a formação dos ossos, dentes, sangue, além de fornecer energia para o corpo todo.
Altamente nutritivo, pode ser preparado de várias formas: em sopas, refogados, fritos, em saladas ou enriquecendo qualquer prato. Na hora de comprar o quiabo, procure escolher os tenros, bem cheios e firmes. Quando ele está bom para consumo, sua ponta se quebra comfacilidade e sua cor é verde- clara.
O quiabo tem uma goma viscosa, pouco apreciada. Para evitar que ela se desprenda, recomenda-se pingar algumas gotas de limão ou vinagre enquanto estiver cozinhando.
Com baixo teor calórico (100 gramas fornecem 36 calorias) o quiabo é de fácil digestão, sendo recomendado para pessoas de aparelho digestivo delicado. Por esse motivo, ele é eficaz contra infecções dos intestinos, da bexiga e dos rins.
Seu período de safra vai de Janeiro a Maio.

Quiabos Fritos

Ingredientes
 

meio quilo de quiabos
1 ovo batido
3/4 de xícara de fubá de milho fino

Modo de preparar:

Lave os quiabos, enxugue e corte em rodelas de 1 cm de espessura. Passe então as rodelas de quiabo no ovo batido e depois cada uma delas no fubá. Frite-as em óleo quente até ficarem douradas.
Sirva acompanhado de carne assada ou bife a rôle.
Rende : 6 porções
Valor calórico total : 545 calorias

Rendimento: 5 porções
  
Quiabo refogado

Ingredientes 
 

500 gr de quiabo
1/2 unidade(s) de cebola picada
2 unidade(s) de tomate picado(s)
2 colher(es) (sopa) de azeite
1 colher(es) (sopa) de vinagre branco
quanto baste de sal
quanto baste de pimenta-do-reino branca
 
Modo de Preparar:



Lave bem os quiabos e seque-os. Corte as pontas. Pique em rodelas finas (1 cm). Coloque em um refratário com a cebola, os tomates, o azeite, o vinagre, o sal e a pimenta. Tampe e leve ao microondas por 12 minutos na potência alta. Mexa na metade do tempo. Retire, aguarde 5 minutos em tempo de espera e sirva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Também podera Gostar de:

Related Posts with Thumbnails