sábado, 11 de julho de 2009

A berinjela e seus benefícios



A berinjela é considerada um fruto de uma planta originária da Índia e cultivada na África. Provavelmente foi introduzida na Europa pelos Arabes e, posteriormente, veio para as Américas. É uma hortaliça anual, sendo que a época de seu plantio é de setembro a fevereiro e, em regiões de clima quente, é cultivada ao longo do ano. É considerada sensível ao frio, à geada e ao excesso de chuva na floração.


Tipos


A berinjela pode ser clara, rajada ou escuras, considerando também o seu comprimento e o seu diâmetro.


Desvendando alguns mitos


Nos últimos anos, o consumo de berinjela aparentemente aumentou devido às informações veiculadas sobre supostos benefícios que seu consumo ofereceria às pessoas. A idéia atual mais difundida é de que seu consumo regular ajudaria a diminuir os níveis de colesterol. Apesar de muitos acreditarem nesta informação, até o presente momento não existem estudos científicos realizados com humanos que comprovem, de maneira satisfatória, esta afirmação.Um estudo realizado com o extrato seco da berinjela verificou uma pequena correlação entre a diminuição do colesterol e o consumo do extrato seco. Porém, a resposta clínica deste estudo não atingiu os valores estabelecidos pelos órgãos competentes.Outro estudo não constatou nenhum efeito do seu suco misturado à laranja (200ml por dia), nos níveis plasmáticos de colesterol total e suas frações LDL, VLDL e HDL, bem como de triglicérides.Apesar dos diferentes resultados, os pesquisadores em questão concordam que ainda existem poucas informações acerca dos benefícios que ela oferece com relação ao colesterol.Benefícios à saúdeEmbora não haja comprovação, até o momento, de que a berinjela diminua o colesterol, esta hortaliça fornece muitos outros nutrientes benéficos à saúde.


1) Magnésio: atua nas reações enzimáticas e faz parte da constituição dos ossos e dentes;


2) Zinco: atua no crescimento e desenvolvimento do sistema imunológico e está diretamente relacionado à reprodução;


3) Potássio: atua na contração muscular, na síntese de glicogênio e no metabolismo protéico e de carboidratos;


4) Cálcio: atua na formação dos ossos e dentes, na transmissão de impulsos nervosos e na contração muscular;


5) Vitamina B1: exerce importante função no metabolismo dos carboidratos e das gorduras;


6) Vitamina B2: atua em diversos processos metabólicos no organismo, bem como na transformação de gorduras, proteínas e carboidratos;


7) Vitamina C: atua como antirradicais livres, facilita a absorção do ferro e da glicose e age na fabricação dos neurotransmissores.


Além destes compostos, contêm fenóis que agem como antioxidantes. Estas substâncias possuem atividade anti-inflamatória para evitar que as plaquetas sanguíneas se aglomerem.


Ainda, inibe a ação dos radicais livres no organismo para proteger as moléculas de DNA e prevenir processos carcinogênicos.


Sugestões de preparo e consumo


Preparações mais utilizadas: ela é muito utilizada em cuscuz, suflê, tortas, saladas, recheada e em forma de lasanha;


Como comprar?


A de boa qualidade deve apresentar pedúnculo verde e rijo, fruto escuro, sem manchas, macio, de pele fina, brilhante e sementes claras. As opacas e amolecidas já estão velhas e perderam um pouco suas propriedades nutricionais;


Como armazenar?


Até o momento do preparo, deve ser armazenada inteira e com casca, para que não haja perda de nutrientes e alterações sensoriais, sob refrigeração, por um período máximo de quatro dias. Se guardada dentro do frigorífico, em um saco plástico, dura de uma a duas semanas;


Como preparar?


Deve ser preparada com casca, em pedaços grandes e se for cozida em água, o volume da água de cozimento deve ser o menor possível, para minimizar a perda de nutrientes. Além disso, evite cozinhar por tempo prolongado em altas temperaturas para reduzir as perdas das vitaminas hidrossolúveis (C e complexo B);


Como evitar gosto amargo?


Para retirar o gosto amargo que a caracteriza, corte-a ao meio, esfregue com sal e escorra, ou deixe-a aberta coberta com água e sal, limão ou vinagre, durante 15 minutos. Escorra em seguida e seque com papel absorvente.



Beringela a parmegiana


Ingredientes:

4 beringelas cortadas em tiras
2 ovos
farinha de trigo ou farinha de rosca pra empanar
500 gr de carne moida
Molho de tomate pronto
queijo ralado para gratinar
tempero á gosto.


Modo de Preparo:

Refogue a carne moida ,acrescente o molho pronto e tempere á seu gosto.Reserve.
Bata os ovos,coloque um pitada de sal e pimenta á gosto, passe as beringelas no ovo depois na farinha de trigo, frite-as em óleo quente até dourar ,escorra em papel toalha,coloque em um refratário intercalando -as com o molho a bolonhesa,salpique queijo ralado e leve ao forno por 15 minutos,ou até dourar sirva com arroz branco e uma saladinha.

Um comentário:

Também podera Gostar de:

Related Posts with Thumbnails