segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Agrião




È um vegetal de baixo valor calórico,fornece em 100 gramas apenas 22 calorias.Ele é considerado uma das principais fontes de vitamina A, essencial para a boa visão e para manter a saúde da pele. Apresenta ainda vitaminas do complexo B responsáveis pelo crescimento,e grande quantidade de vitamina C. Tem alto potencial de sais minerais como o Iodo, enxofre, Fósforo e Ferro. Eles são importantes para o funcionamento da glândula tireóide, ajudam na formação de ossos e dentes, evitam a fadiga mental e estão ligados á produção de glóbulos vermelhos do sangue.
O agrião combate o ácido úrico, a tuberculose, o raquitismo, a formação de perdras nos rins, as cistites e ainda os efeitos tóxicos da nicotina. Como um dos produtos mais ricos da natureza, o agrião é digestivo, faz bem ao fígado, é diurético e bom para os diabéticos.
O suco do agrião, fervido com leite, em partes iguais, dá excelentes resultados contra enfermidade do peito,catarro e reumatismo. E mostra -se eficiente contra a bronquite quando misturado ao mel.
Por suas propriedades tônicas e estimulantes, o agrião tem o poder de abrir o apetite assim deve ser servido como primeiro prato em forma de salada, principalmente nos dias quentes quando é muito refrescante.
Na hora da compra, escolha o maço que tiver folhas verdes brilhantes, firmes, limpas e sem marcas de insetos. Nessas condições pode ser conservado em geladeira por 3 a 4 dias.
Os períodos de safra do agrião vão de Janeiro a fevereiro e de agosto a setembro.

Dica: Uma das formas de fazer economia é aproveitar integralmente as hortaliças.
Por isso, use os talos do agrião para fazer bolinhos, omeletes ou sopas.

BOLINHOS DE TALOS DE AGRIÃO

Ingredientes

1/2 xícara de talos de agrião cortados em rodelinhas
2 ovos
5 colheres(sopa) de farinha de trigo
1/2 cebola média picada
sal a gosto

Modo de Fazer:

Misture todos os ingrediente numa tigela
e frite em óleo quente,
e pequenas porções de cada vez.

Rende em média 10 bolinhos

valor calórico total: 3331 calorias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Também podera Gostar de:

Related Posts with Thumbnails