quarta-feira, 12 de março de 2014

Època de Quiabo



Estamos em pleno período de safra do quiabo, é possível vê-los tenros e de cor uniforme nas barracas das feiras a preços convidativos.
O Quiabo possui uma quantidade considerável de vitamina C,porém se perde no cozimento. No entanto o quiabo é rico em vitamina A, que é boa para a pele, mucosas em geral e para a vista.
Contem ainda vitaminas do complexo B,ajudando no processo de crescimento.Possui ainda sais minerais como cálcio, fósforo, ferro e cobre que contribuem na formação de ossos, dentes, sangue além de fornecer energia para o corpo todo.
O quiabo é altamente nutritivo, e pode ser preparado de várias formas, em sopas, refogados, em saladas, fritos.
Na hora da compra devemos escolher os quiabos tenros, bem cheios e firmes, é quando ele esta bom para consumo, sua ponta se quebra com facilidade e sua cor é verde-clara.
O quiabo não é muito apreciado por apresentar uma goma viscosa, Mas é possível evitar com que ela se desprenda do quiabo utilizando algumas gotas de limão ou vinagre enquanto estiver cozinhando.
Tem baixo teor calórico pois 100 gramas fornecem apenas 36 calorias, é de facil digestão, sendo assim recomendado para pessoas de aparelho digestivo delicado,por esse motivo ele é eficaz contra infecções dos intestinos, da bexiga e dos rins.

Seu período de safra vai de Janeiro a Maio.

Então boa Compra.

Salada de Quiabo

1/2 quilo de quiabo
2 colheres(sopa) de suco de limão
sal
cebola
2 ovos cozidos
1 pimentão vermelho

Molho:
3 colheres(sopa) de suco de limão
2 colheres(sopa)de óleo
sal e pimenta a gosto
salsa picadinha

Modo de Preparo:
Limpe os quiabos, cortando apenas a pontinha superior. Mergulhe-os inteiros em água fervente com suco de limão e sal. Deixe-os por uns 8 minutos e escorra. Corte-os então em pedaços menores.
Divida a cebola em rodelas e cada um dos ovos divida em quatro partes. Limpe o pimentão e corte-o em tirinhas. Arrume todos os ingredientes em uma travessa.
Para o molho, misture o suco de limão com o óleo , o sal e a pimenta. Pingue sobre a salada e salpique, por fim, a salsinha.

Valor calórico total 446 calorias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Também podera Gostar de:

Related Posts with Thumbnails