terça-feira, 11 de setembro de 2012

Congelamento de Legumes






Corte em cubos batatas, cenouras, ervilhas, vagens, debulhe  milho verde...
Ferva 1 litro de água e despeje os legumes por 5 minutos, retire com uma escumadeira e coloque-os em uma vasilha com água gelada e gelo para um choque térmico e interromper o cozimento dos legumes que devem ser ao dente.Escorra  coloque em uma forma espalhados e leve ao freezer até congela-los, então despeje-os em saquinhos apropriados para congelamento de alimentos, no freezer dura até 3 meses.

Abobrinha corte em cubos e leve a água fervente por 3 minutos, despeje em um recipiente com água fria com gelo, escorra leve ao congelador após embale em saquinhos apropriados para congelamento etiquete com a data do congelamento  e a validade  com segurança  de 3 meses.

Repolho fatie e leve a água fervente por no máximo 2 minutos , coloque em um recipiente com água gelada escorra bem , e leve a recipientes plásticos ou saquinhos de congelamento.
Couve flor , brócolis proceda da mesma forma,aumente para 4 minutos de fervura,escorra e congele.

Cebolinha, Salsinha e couve também podem ser congelados, pique-os e coloque-os em saquinhos na quantidade de porções individuais da qual você faz uso, retire o ar, amarre o saquinho e leve ao freezer, porções pequena são indicadas já que esses alimentos não poderão ser recongelados.

Tomate lave-os e parta em 4 partes, leve ao liquidificador,bata bem e leve a panela e deixe apurar para um extrato de tomate,caso queira um molho tempere a gosto,congele-os em vasilhas de plástico, dura até 6 meses.

Frutas

Bananas e maçã pique-as e pingue gotinhas de limão para não escurecer,coloque em porções individuais em saquinhos de congelamento dura 3 meses.
Morangos lave-os em uma solução de água e hidrosteril,ou 1 colher de sopa de vinagre branco para 1 litro de água, deixe de molho nessa solução alguns minutinhos escorra -os seque os com papel toalha e leve ao freezer em formas de alumínios deixe congelar por 6 horas só então separe as porções de seu uso e coloque em saquinhos apropriados.

Lembre-se:

Sempre coloque etiqueta com data de congelamento, nome e validade do produto, em vasilhas plásticas faça da mesma forma.
Lavar bem as embalagens plásticas antes de armazenar os alimentos.
Alimentos cozidos e temperados, use -os em menor quantidade já que o congelamento acentua o sabor. modere no sal.

Alimentos prontos, potes abertos,molhos de tomates abertos, etc... na geladeira em temperatura (o correto) é de 4º graus ideal consumir em até 72 horas.


Também podera Gostar de:

Related Posts with Thumbnails