quarta-feira, 6 de junho de 2012

Côco estimula atividade intestinal

O valor nutritivo do coco varia de acordo com seu estado de maturação, apresentando de maneira geral bom teor de sais minerais(potássio, sódio, fósforo e cloro), e fibras, importante para o estímulo da atividade intestinal.
O coco realça o sabor dos alimentos, sendo excelente no preparo de bebidas, pratos doces e salgados, substituindo com vantagem nozes e amêndoas nos diferentes tipos de receitas.

O coco verde,  muito consumido em praias, possui maior quantidade de líquido que o maduro e tem a polpa tenra, sendo muito apreciado como bebida e no preparo de cocadas moles. Já o coco maduro é contra indicado ás pessoas com problemas cardíacos e que tenham alta taxa de colesterol no sangue.
Para verificar se o coco maduro está em boas condições é suficiente bater uma moeda na casca. Se ele estiver fresco, o som sera estridente. Som oco indica que a fruta está estragada.
Devido ao seu conteúdo em sais de Potássio e sódio o coco é um alimento adequado contra arteriosclerose, para os nervos,cérebro e pulmões, além de ser um bom alimento para os diabéticos.
A água de coco muito saborosa,é também ótimo remédio. Pode ser empregado como diurético, por ser inofensiva e rica em sais de Potássio. É também indicada nos casos de diarreia, vômitos ou mesmo desidratação. Tem grande eficácia nos casos de pressão alta, problemas cardíacos, câimbras, fraqueza muscular, dores de cabeça e mal-estar. Ajuda também no crescimento infantil e no combate ao colesterol.
O coco pode ser conservado em geladeira de 15 dias a 1 mês. Seu período de safra vai de janeiro a julho quando os preços também são mais acessíveis.
100 gramas de coco maduro fornecem 266 calorias.
100 gramas de coco verde (água de coco) fornece 22 calorias.

PUDIM DE ARROZ E COCO
Ingredientes

3 ovos batidos
meia xícara(chá) de açúcar
uma pitada de sal
2 xícaras(chá) de leite fervente
1 xícara(chá)de arroz cozido sem tempero(cerca 1/3 de xícara de arroz cru)
1 xícara(chá)de coco ralado
1 colher(chá) de baunilha
1 colher(chá) de canela em pó
1 colher(sopa)de margarina

Modo de fazer

Misture os ovos, o açúcar, o sal e adicione o leite aos poucos, mexendo sempre. Acrescente o arroz cozido, a margarina, 2/3 do coco ralado e a baunilha. Coloque em uma forma untada com margarina e polvilhada com o coco restante. Asse em forno moderado(170°) até ficar bem firme. Deixe esfriar na geladeira então desenforme e polvilhe com a canela em pó.

rendimento: 10 porções
valor calórico total :1249 calorias


MAÇAPÃO
Ingredientes

1 xícara(chá) de água
2 xícaras e meia (chá) de açúcar 
1 coco ralado
 3 colheres (sopa)de margarina
2 claras
4 gemas
1 xícara(chá) de farinha de trigo

Modo de Fazer

Faça uma calda com água e o açúcar. Deixe tomar ponto de pasta. Numa tigela coloque o coco ralado e misture com a margarina. junte a calda de açúcar a esta mistura e deixe esfriar completamente. Bata as claras em neve, junte as gemas e bata mais um pouco. Cuidadosamente vá juntando a calda aos ovos, mexendo pra frente e pra trás para não açucarar. Faça o mesmo com a farinha de trigo e não deixe encaroçar. Asse em forno quente, em forma untada com margarina e polvilhada com açúcar. Retire do forno e desenforme ainda quente.

rendimento: 10 porções
valor calórico total: 3217 calorias

Dica: com as claras restantes faça suspiros usando 4 colheres(sopa) chias de açúcar para cada clara. Bata tudo com o suco de meio limão até o ponto de neve bem firme. Leve ao forno em forma untada com óleo, em colheradas.


Também podera Gostar de:

Related Posts with Thumbnails