quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Caldo verde

Esse friozinho pede agora a noite uma sopinha..humm !
Que tal essa Delicia .Encorpado caldo verde, aquece e sustenta!


Ingredientes

 6 batatas
1 tablete de caldo de galinha ou de carne
1 1/2 litro de água
2 colheres (sopa) de azeite
1 paio
1 gomo de linguiça portuguesa
1/2 maço de couve cortada bem fininha


Modo de preparo 


Em uma panela, coloque a água, o caldo de galinha ou de carne e as batatas. Após cozinhar, passar as batatas pelo espremedor ou amasse-as com o auxílio de um garfo. Coloque novamente na panela e adicione o paio e a linguiça portuguesa (fatiados). Cozinhe mais um pouco e acrescente azeite, sal e a couve. Desligue e sirva.



Caso prefira caldo de galinha pode se substituir o paio e a linguiça por frango desfiado, e em vez de couve pode ser usar 1 xícara de requeijão cremoso, e queijo ralado ,fica muito bom.

coxa e sobrecoxa assada na cerveja preta


Ingredientes

1 kg de batata cortada em cubos
Sal e pimenta do reino a gosto
1/5 kg de coxa e sobrecoxa de frango
1 pacote de pó para sopa de cebola (68 g)
2 xícaras (chá) de cerveja preta
4 colheres( sopa) de alecrim fresco picado


Preparo

Em uma panela, em fogo médio, cozinhe as batatas em água fervente com sal por 4 minutos ou até ficar macia, escorra. Coloque o frango e batata em uma fôrma e reserve. Em uma tigela, dissolva o pó para sopa de cebola na cerveja preta, adicione o alecrim e misture até ficar homogêneo. Desepeje sobre o frango na fôrma , cubra com  aluminio e leve ao forno médio, pré-aquecido, por cerca de 40 minutos ,retire o papel aluminio e deixe até dourar. Retire do forno, transfira para uma travessa, decore como desejar e sirva .


Dica  : pode substituir a cerveja preta por cerveja comum, o uso de alecrim dá um sabor diferenciado com a cerveja preta,  caso não aprecie, use apenas a pó  para sopa de cebola, o resultado tamém é excelente.
Coloque as batatas  descascadas na água já fervendo conte 4 minutos ,escorra e utilize .

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Brigadeirão


Ingredientes

1 lata de leite condensado
2 latas de leite( use a lata de leite condensado vazia para medir)
1 lata de creme de leite
4 ovos
1 xícara (chá) de chocolate em pó
2 colheres(sopa) de manteiga
4 colheres (sopa) de açucar
Margarina e açúcar
Chocolate granulado para polvilhar

Calda

180 gramas de chocolate ao leite picado
1 lata de creme de leite

 Preparo:

Bata no liquidificador o leite condensado, o leite, o creme de leite, os ovos, o chocolate em pó, a manteiga e o açúcar até ficar homogêneo. Despeje em forma com furo central de 20 cm de diâmetro untada com margarina e polvilhada com açúcar. Leve ao forno médio, preaquecido em banho-maria, por 1 hora ou até firmar. Espere esfriar e leve á geladeira por 4 horas. Desenforme e reserve. Para a calda, derreta o chocolate ao leite em banho-maria ou micro-ondas. Misture com o creme de leite e despeje sobre o brigadeirão. Polvilhe com chocolate granulado e sirva.

Dicas sobre combinações e o preparo de carnes

*As carnes temperadas devem estar em vasilhas cobertas com filme plástico e reservadas na geladeira até o momento do preparo. O filme plástico evita que elas fiquem com odor diferente;
*Para a carne cozinhar mais rapidamente, seque em papel absorvente antes de fritar ou refogar. Procure não colocar muitos pedaçoes de carne de uma só vez na panela, para não soltar água e prolongar o cozimento;
*A carne assada fica mais suculenta se enquanto esta no forno,você regá-la com o tempero que fica na fôrma de 15 em 15 minutos;
*Para acompanhar um belo preparo de carne vermelha uma salada de legumes variados cozidos e acompanhados de arroz branco e como sobremesa frutas ou doces com gelatina combinam bem com esse tipo de carne.
*ja para receitas a base de frango a dica é uma salada de folhas verdes e frutas secas. Um arroz branco ou massa simples com molho de tomate ou molho branco podem ser ótimos acompanhamentos. De sobremesa , sirva doces com frutas frescas ou secas.
*Peixes uma salada de agrião ou outra folha verde combina muito bem, para acompanhar, um purê de batata ou cenoura. A sobremesa pode ser um doce feito com muito chocolate.
* Já se você for servir massa, a entrada deve ser leve, como uma salada de alface,rúcula e cenoura ralada com molho de iogurte. Depois sirva somente a massa com queijo parmesão para acompanhar.Para a sobremesa, uma musse ou pudim é o mais indicado.
*Aposte sempre na decoração dos pratos. Com um simples toque,além de deliciosos, eles ficam lindos e mais apetitosos !

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Pavê de Brigadeiro



Ingredientes

1 lata de leite condensado
3 colheres de sopa da Achocolatado
1 colher de sopa de manteiga
2 colheres de sopa de chocolate granulado
24 unidades de biscoito tipo maisena, quebrados grosseiramente
16 bolas de sorvete de creme Kibon Cremosíssimo
200ml de Creme de leite
Para polvilhar: Chocolate granulado

Modo de preparo

Prepare um brigadeiro mole com o leite condensado, achocolatado e manteiga.
Depois de pronto, misture o creme de leite. Reserve até esfriar e misture o granulado
Em 8 taças para sobremesa, distribua metade do brigadeiro, espalhe metade dos biscoitos e 1 bola de sorvete de creme kibon cremosíssimo em cada taça.Pressione com as costas de uma colher. Repita o processo e finalize com o sorvete.Polvilhe o granulado e leve ao freezer por 30 minutos. Se preferir faça uma porção única. Sirva em seguida.

Pavê de Ovomaltine®



Base
8 pacotes de biscoito champagne

Creme de Ovomaltine®
30g de amido de milho
250ml de leite
2 gemas
650g de leite condensado
10g de essência de baunilha
350g de creme de leite
420g de Ovomaltine®

Creme de Nozes
150g de nozes
150g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
30g de açúcar refinado
320g de leite condensado
320g de creme de leite

Calda de Ovomaltine®
330g de Ovomaltine®
650ml de leite

Modo de preparo

Creme de Ovomaltine®: Em um recipiente dissolva o amido de milho em parte do leite. Passe as gemas por uma peneira e reserve-as.
Em uma panela coloque o leite condensado, as gemas reservadas, o restante do leite e o amido de milho dissolvido.
Leve ao fogo médio, mexendo sem parar, até obter a consistência desejada. Apague o fogo e acrescente o Ovomaltine® e leve para refrigerar por 1 hora.

Creme de Nozes: Pique as nozes (reserve algumas inteiras para decorar). Em uma batedeira coloque a manteiga e o açúcar e bata até obter um creme esbranquiçado.
Adicione o leite condensado e o creme de leite e bata novamente até total homogeneização. Por último, adicione as nozes picadas e misture bem. Leve para refrigerar por 1 hora.

Calda de Ovomaltine®
Dissolva o Ovomaltine® no leite e reserve.

Montagem

Umedeça as bolachas champagne na calda de Ovomaltine® e forre o fundo de um recipiente. Cubra-as com uma camada de creme de nozes.
Umedeça as bolachas novamente e coloque-as sobre o creme de nozes. Adicione sobre elas, uma camada de creme de Ovomaltine®. Repita o procedimento até completar todo o recipiente.
Decore com as nozes inteiras reservadas.

Triptofano proporciona sensação de prazer


O triptofano é a substância que proporciona a sensação de bem estar e auxilia no combate à depressão. Ajuda na produção do hormônio do prazer, a serotonina.Devem ser consumidos juntamente com os carboidratos que favorecem a passagem do triptofano pela barreira hemato-encefálica para convertê-lo em serotonina.

Alguns alimentos ricos em triptofano: Leite e iogurte desnatado, queijo branco, nozes, castanha, soja, banana, abacate, arroz, batata, feijão, lentilha, legumes, mel, grãos integrais , biscoitos e farinhas integrais ,produtos a base de soja Devem ser consumidos de preferência pela manhã para que seu efeito seja sentido durante o dia.

As concentrações de vitaminas do complexo B, ácido graxo ômega 3 também atuam em conjunto para uma boa manutenção do humor. E são  fundamentais para o desenvolvimento do sistema nervoso devido á sua alta concentração na membrana dos neurônios. Os alimentos ricos em vitaminas do complexo B : São os cereais, o leite e seus derivados, ovos, verduras de folhas verdes, frutas, carne vermelha,vísceras e levedura de cerveja.

Já os ácidos graxos ômega 3 podem ser encontrados nos peixes de água fria, sementes, óleos de linhaça e canola, cereais e vegetais de folhas verdes.

Outros alimentos que contribuem para manter um bom humor e evitar o estresse : couve, nabo, rabanete, banana, mamão, limão, laranja, abacate, pimentão, caqui, figo , alface, escarola, alcachofra e chicória.
O gengibre também tem uma importante ação desintoxicante, ajudando a metabolizar e excretar toxinas.


terça-feira, 9 de agosto de 2011

Inove esse ano e surpreenda seu pai: vista o avental e prepare-se para receber os elogios.



Escondidinho de Bacalhau

Ingredientes
2 xícaras de (chá) de bacon cortados em cubos médios
4 colheres(sopa) de margarina cremosa
3 cebolas cortadas em rodelas
2 dentes de alho picados
800 gramas de bacalhau dessalgado,limpo e em lascas
1 1/2 xícara de (chá) de azeitona sem caroço
2 colheres de( sopa) de salsa picada
sal a gosto
pimenta do reino preta moída na hora (a gosto)

Para o Purê
4 batatas médias cozidas, descascadas e cortadas em cubos médios
3 colheres(sopa) de margarina cremosa
2 xícaras (chá) de leite quente
sal a gosto

Para a montagem
1 colher(sopa) de margarina cremosa
2 copo de requeijão de sua preferencia
1 lata de creme de leite sem soro
1/2 xícara (chá) de queijo parmesão ralado

Modo de preparo


Numa panela frite o bacon em sua própria gordura até dourar. Acrescente a margarina e frite a cebola até dourar. Adicione o alho,o bacalhau, a azeitona, a salsinha e tempere com sal e pimenta. Reserve.
Cozinhe as batatas até ficar bem macia,escorra bem e esprema enquanto elas estiverem quentes. Em seguida coloque a margarina, o leite e misture bem. Tempere com sal, pimenta e reserve.

Montagem

Unte um refratário grande e fundo com a margarina e em seguida acomode todo o bacalhau reservado. Coloque colheradas de requeijão cremoso sobre o bacalhau e com a ajuda de uma colher, espalhe sobre ele o purê de batatas.
Espalhe o creme de leite sem o soro sobre o purê, salpique o parmesão e leve ao forno até a superfície ficar dourada, aproximadamente 30 minutos, e sirva em seguida.

Valor calórico : 644 calorias

Acompanhamentos


Arroz branco
Salada
Vinho branco

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Salada de arroz com pimentão



 Ingredientes

3 xícaras (chá) de arroz cozido
1 colher (sopa) de cebola ralada
1 pimentão verde picadinho
1 pimentão vermelho picadinho
1 cenoura picada
1 colher(sopa) de salsa picada
Sal e pimenta do reino á gosto
3 colheres(sopa) de caldo de limão ou vinagre
1/2 colher(chá) de óleo

 Modo de Preparo

Misture bem todos os ingredientes. Coloque em uma forma ligeiramente untada com óleo, apertando um pouco. Desenforme em seguida, decorando a gosto. Se preferir uma salada bem geladinha, deixe na forma por uma hora na geladeira.Se desejar enriquecê-la, junte ovos cozidos picados, sobras de carne ou legumes crus e ou cozidos, de preferência da época.

Valor calórico total: 906 calorias.

Pimentão rica fonte em vitamina C


 O Pimentão é uma boa fonte de vitamina C, originário do México, contém  ainda vitamina A e pequenas quantidades de Cálcio, Fósforo, Ferro e Sódio. A vitamina C dá resistência aos vasos sanguineos, evita fragilidade dos osso e má formação dos dentes e age contra infecções. A vitamina A é importante para a boa visão, auxilia o crescimento e conserva a saúde da pele e das mucosas, evitando infecções. Os sais minerais contribuem para a formação de ossos e dentes, mantêm o equilibrio interno do organismo e o vigor do sistema nervoso. Conforme as diversas espécies ,os frutos mais comuns são os de coloração verde, amarela e vermelha. 
Esse legume é excitante  da digestão e constitui - se num bom remédio contra hemorróidas. por todas as suas caracteristicas é bom para pele, unhas e cabelos. O pimentão para ser de boa qualidade, deve estar maduro, firme e apresentar forma regular. Nessas condições,dentro da geladeira, pode se conservar por 2 a 3 semanas. Seu período de safra vai de janeiro a maio.Quando é encontrado a preços bem populares, mas é encontradoo ano todo.
Pode ser servido como prato principal ou como co0mplemento em saladas, molhos e ensopados, é muito bem recebido por ter um sabor meio adocicado.
De baixo valor calórico cem gramas contém apenas 48 calorias.

 PIMENTÃO À ITALIANA


Ingredientes

1/4 xícara(chá) de óleo
1 cebola grande picada
6 pimentões verdes, sem sementes e cortados em 4 pedaços
3 tomates, sem pele e picados
1 colher (chá) de sal

Modo De Preparo

Aqueça o óleo e frite a cebola até que fique macia e dourada. junte os ingredientes restantes. Tampe e cozinhe em fogo lento, até que tudo fique macio e com molho.

Dica:Para tirar a pele dos tomates,espete-os com um garfo e leve-os á chama do fogão por alguns segundos.


PATÊ DE PIMENTÃO VERMELHO

Ingredientes

1/4 de xícara(chá) de óleo
1 dente de alho picado
4 pimentões vermelhos grandes
Sal a gosto

Modo de Preparo

Frite o alho, corte os pimentões e frite por cerca de 2 minutos. Bata tudo no liquidificador até virar uma pasta. Tempere a gosto. Sirva em sanduíches, canapés ou mesmo como tempero de saladas fica muito gostoso.
Rendimento: 2 potes de 160 gramas cada
Valor Calórico total: 461 calorias.

Extraido: Manual de orientação alimentar da Secretaria  de agricultura e abastecimento do Estado de São Paulo.

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Mousse de leite em pó


Ingredientes

1 envelope de gelatina em pó incolor (12g)
1 caixa de pó para o preparo de chantilly(chanti neve)
2 xícaras (chá) de leite em pó
1 xícara(chá) de açucar
1 xícara(chá) de leite
1 lata de creme de leite
1 caixa de morangos

Modo de Preparo

Bata o chantily em pó conforme as intruções na caixa e reserve.
Em outra vasilha, coloque o leite em pó, o açucar, o leite e o creme de leite e misture bem com uma colher até dissolver bem o leite em pó.
Dissolva a gelatina em pó de acordo com as instruções da embalagem e em seguida. Junte o chanti- neve, acrescentando também a mistura de leite em pó. Bata na batedeira em velocidade baixa, até misturar todos os ingredientes.Coloque em taças individuais ou um refratário de vidro e leve a geladeira por 4 horas. Antes de servir, decore com os morangos reservados.
Dica: Se desejar utilize geléia de frutas  de sua preferência para decorar.

Também podera Gostar de:

Related Posts with Thumbnails