domingo, 31 de julho de 2011

creme de tapioca com coco



Ingredientes


1/2 xícara (chá) de tapioca
3 1/2 xícaras(chá) de leite
1 pau de canela, pequeno
1 xícara(chá) de açúcar
2 gemas peneiradas
1 lata de creme de leite
1colher (chá) de essência de baunilha
1 pacote pequeno de coco seco
açúcar para caramelizar

Modo de Preparo

Deixe a tapioca de molho em 2 xícaras por cerca de 2 horas. Acrescente o leite restante e a canela. Ferva até que fique macia. Junte o açúcar e as gemas e mexa até engrossar. retire do fogo logo após a fervura.Fora do fogo, junte o creme de leite, a baunilha e o coco. Coloque em formas e leve á geladeira. Antes de servir cubra com uma fina porção de açúcar e caramelize com um maçarico ou fundo de uma colher aquecida diretamente sobre a chama do fogo

sábado, 30 de julho de 2011

Doce "moranguinho" de leite em pó


Ingredientes

2 xícaras(chá) bem cheias de leite em pó integral
1 e 1/4 de xícara de (chá) de água fervente(250 ml)
1 1/2 xícara de açucar
2 colheres (sopa) rasadas de manteiga sem sal
2 colheres(sopa) de mistura láctea sabor morango (quick)
1 colher(sopa) de farinha de trigo
1 colher(chá) de manteiga sem sal
açucar cristal para cristalizar ou
coco ralado.

Modo de preparo

Misture o leite em pó com a água e o açucar e leve ao fogo, mexendo até ferver em fogo medio, e cuidado para não queimar o fundo da panela,caso queime,troque para ouitra panela e continue o processo até ferver. transfira para o liquidificador, adicione 2 colheres(sopa) de manteiga e bata por 5 minutos.
Misture os demais ingredientes e leve ao fogo baixo, mexendo sempre, até soltar do fundo da panela. (tipo brigadeiro). Deixe esfriar, modele bolas pequenas e passea-as no açucar cristal ou coco ralado. Coloque em forminhas de papel.

Dica:  Se preferir acrescente 50 gr de coco ralado seco, ou substitua o (quick) por chocolate em pó.
Pode se congelar por até 3 meses. Embale, extraia o ar, etiquete com  data e hora e congele. Descongele em temperatura ambiente sem retirar da embalagem.

Arroz Brulê



Ingredientes

4 xícaras (chá) de leite integral (1600 ml)
1 xícara (chá) de Arroz Tio João (170 g)
2 xícaras (chá) de creme de leite fresco (400 ml)
1 xícara de açúcar (160 g)
4 gemas batidas


Finalização
2 xícaras de açúcar (160 g)

Modo de Preparo

Ferva 3 xícaras (chá) de leite, acrescente o arroz e cozinhe-o em fogo baixo por aproximadamente 20 minutos ou até o leite secar.
Enquanto isso, em outra panela, em fogo baixo, derreta o açúcar até formar um caramelo. Acrescente o leite restante e o creme de leite fervidos juntos.
Quando o caramelo dissolver totalmente, misture esse líquido à panela do arroz e deixe cozinhar por cerca de 10 minutos ou até que o arroz cozinhe por completo.
Desligue o fogo e, aos poucos, misture ¼ de xícara (chá) do arroz às gemas, mexendo sempre para não cozinhá-las. Retorne a mistura à panela, mexa bem e disponha em refratários individuais.
Coloque-os em assadeira com um pouco de água e asse em forno preaquecido a 150ºC por 30 minutos ou até o creme ficar levemente firme.
Retire do forno, cubra cada refratário com uma camada generosa de açúcar e queime-os com maçarico até formar uma casquinha de caramelo. Sirva em seguida.

Dica:

Você pode preparar o arroz no forno de véspera. No momento de servir, faça a cobertura de caramelo conforme explicado acima.
Se você não tiver um maçarico, aqueça bem o dorso de uma colher na chama do fogão e apóie-a sobre a camada de açúcar, que caramelizará imediatamente. Repita esse procedimento até caramelizar toda a superfície do doce.
receita retirada do clique a gosto

quinta-feira, 28 de julho de 2011

carne moída com purê de batatas


Ingredientes

5 batatas
300 g de carne moída
100 g de manteiga com sal
2 tomates picados (sem pele nem semente)
5 azeitonas verdes picadas
1 cebola picada
1 dente de alho
Leite morno a gosto
Pimenta-do-reino
Noz-moscada
Sal

Modo de preparo


Cozinhe as batatas e depois amasse-as. Em uma panela, coloque a manteiga, as batatas e o leite. Misture até formar um purê e tempere com o sal, a pimenta-do-reino e a noz-moscada, de acordo com seu paladar.

Refogue a carne moída com a cebola e o alho. Assim que perder a cor, junte o sal, a pimenta e os tomates. Por fim, adicione as azeitonas verdes. No refratário, intercale camadas de purê e carne.

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Pão de Frios


INGREDIENTES:

2 colher (sopa) gordura vegetal ou margarina
1 colher(sobremesa) de sal
1colher (sopa) rasa de açúcar
1 colher (chá) de água morna
2 tabletes de fermento biológico no inverno, ou apenas um, no verão
500 gramas de farinha, mais ou menos - até dar ponto
1 ovo


MODO DE PREPARO:

Dissolver o fermento com o açúcar, depois colocar a água, ovo, gordura, sal
e a farinha aos poucos até a massa não grudar mais nas mãos.
Deixar crescer cerca de 40 minutos ou até a massa dobrar de volume.
Dividir em duas partes, abrir, rechear a gosto, enrolar, e deixar descansar de 25 a 30 minutos.
Colocar no forno médio preaquecido (180 a 200 graus), por mais ou menos 30 minutos, até que esteja dourado.
Se gostar mais moreninho, pincelar uma gema de ovo, antes de levar ao forno.
Obs.: Tudo em temperatura ambiente

Dicas para recheio:
- molho, presunto, mussarela, orégano
- molho, mussarela, lingüiça e cebola picadas
- tomates secos, catupiry e presunto

O perigo escondido nas tilápias


A tilápia criada em cativeiro, um dos peixes mais consumidos no mundo todo, tem níveis muito baixos de omega-3, um ácido graxo benéfico, e, talvez pior do que isto, níveis muito altos de ácido graxo omega-6, segundo uma pesquisa feita na Wake Forest University School of Medicine, nos Estados Unidos.
Os pesquisadores afirmam que a combinação pode ser uma fonte de alimento  potencialmente perigosa para alguns  pacientes com doenças do coração, artrite, asma e outras doenças alérgicas e auto-imunes, que são particularmente vulneráveis a uma "resposta inflamatória exagerada."Sabe-se que a inflamação causa danos aos vasos sangüíneos, ao coração, pulmões e tecidos das articulações,  pele e ao trato digestivo.

Tanto a tilápia quanto o catfish (peixe-gato, conhecido no Brasil como bagre) crescidos em cativeiro "têm ácidos graxos característicos que são geralmente considerados pela comunidade científica como prejudiciais," dizem os pesquisadores.
A tilápia tem níveis potencialmente prejudiciais das longas cadeias do ácido graxo omega-6 até 80% maiores do que um hambúrguer, uma porção de bacon de porco ou um sonho.
A tilápia contém menos de 0,5 grama de omega-3 por porção de 100 gramas. O salmão e a truta, por sua vez, contêm 3 e 4 gramas respectivamente. A relação entre o omega-6 e o omega-3, alcança uma média de 11 para 1 na tilápia, e de 1 para 1 no salmão e na truta.

O artigo destaca que os efeitos benéficos dos ácidos graxos omega-3, conhecidos cientificamente como PUFAs (long-chain n-3 polyunsaturated fatty acids), estão bem documentados. A Associação Norte-Americana do Coração agora recomenda que cada pessoa coma pelo menos duas porções de peixe por semana, e que os pacientes com doenças do coração consumam pelo menos 1 grama por dia dos dois ácidos graxos omega-3 mais críticos, conhecidos como EPA (ácido eicosapentaenóico) e DHA (ácido docosahexaenóico ).

Extraido de  Science to life - diário de saúde

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Babosa- Aloe vera



Planta herbácea suculenta, de até 1 metro de altura. Quando cortadas deixam escorrer um suco viscoso, amarelado, e muito amargo. Além de ser cultivada para fins medicinais, cosméticos e ornamentais, cresce também de forma espontânea em toda a região nordeste brasileira. È uma das plantas de uso tradicional mais antigo que se conhece, inclusive pelos judeus que costumavam envolver os mortos em lençol embebido no sumo de aloe, para retardar a putrefação e extrato de mirra, para encobrir o cheiro da morte, como ocorreu com Jesus Cristo ao ser retirado da cruz. Na medicina popular ocidental seu uso mais comum é no tratamento dos cabelos.
Muito eficaz no combate a caspa e queda de cabelos, devolvendo o viço e a sedosidade aos cabelos.
O líquido da planta possui atividade fortemente cicatrizante que é devida ao polissacarídeo e uma boa ação antimicrobiana sobre bactérias e fungos, resultante do complexo fitoterápico

Como Usar:

Nos cabelos

Pegue uma parte da babosa retire  o suco e aplique nos couro cabeludo em suave massagens, deixe agir por no mínimo 1 hora, o ideal que dure a noite toda. Depois lave os cabelos normalmente com o se shampoo de uso habitual.
Repita uma vez por semana e você vai notar a diferença, notara que ficaram mais brilhantes e viçosos, pois ela protege os fios contra a ação dos detergentes dos xampus.

Na Pele

É indicada como cicatrizante nos casos de queimaduras e ferimentos superficiais da pele, pela aplicação local do sumo fresco, diretamente ou cortando-se uma folha. Depois de bem limpa, de modo a deixar o gel exposto para servir como um delicado pincel.

No Rosto

A pele sem vida ganha brilho com uma máscara semanal de babosa, é só espalhar o liquido fresco no rosto, deixar agir por 15 minutinhos e depois lavar com água fria, você também pode colocar um pouco do liquido sobre as espinhas, elas secam e cicatrizam rapidamente.







quinta-feira, 21 de julho de 2011

Brigadeiro de Maracujá


Ingredientes

1 lata de leite condensado
 2 colheres (sopa) de suco concentrado de maracujá
1 gema
100 gr de chocolate branco ralado para decorar

Modo de Preparo

Leve ao fogo o leite condensado, a gema,mexa sempre até comecar abrir estrada na panela então acrescente as 2 colheres de suco concentrado de maracujá, e termine de mexer até atingir ponto de brigadeiro( soltar do fundo da panela).Coloque em um recipente de vidro e deixe esfriar. Molhe  as mão  em uma bacia pequena com água e gelo, seque levemente e então  faça bolinhas,e passe-as no chocolate branco ralado.

Pode substituir o chocolate por coco ralado ou açucar cristal.

rende em torno de 70 brigadeiros.

Brigadeiro de morango


Ingredientes

1 lata de leite consensado
1 caixinha de gelatina sabor morango
1 colher (sopa) rasada de margarina sem sal

Modo de Preparo

Misture todos os ingredientes e leve ao fogo mexendo sempre até soltar do fundo da panela, desligue o fogo e transfira para um refratário untado e deixe esfriar. Unte as mãos com margarina e faça pequenas bolinhas, passe em confeitos de sua preferencia ou em açúcar cristal e disponha em forminhas apropriadas para brigadeiro.

rende 70 brigadeiros

valor calórico: 150 calorias por unidade.

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Arroz integral colorido


Ingredientes


1 xícara (chá) de arroz integral
3 colheres (sobremesa) de semente de linhaça
6 ramos de brócolis
6 unidades de tomate cereja cortados ao meio ou
(2 tomates carmem picados sem sementes)
1 pimentão amarelo, pequeno, picado
½ colher (sopa) de óleo
1 cebola pequena
Alho à gosto
Sal à gosto
3 copos de água quente
1 colher (chá) de cúrcuma (açafrão)


Modo de Preparo


Em uma panela, refogar a cebola e o alho com sal no óleo . Adicionar o arroz integral e misturar. Colocar a água e deixar cozinhar até que fique al dente. Cozinhar o brócolis no vapor até que fique al dente. Adicionar o brócolis, os tomates cereja, o pimentão amarelo e as sementes de linhaça ao arroz e mexer. Manter em fogo baixo por alguns minutos. Apagar o fogo e acrescentar a cúrcuma. 

Arroz integral com cenoura




Ingredientes

1 copo (requeijão) de arroz integral
3 copos (requeijão) de água fervente
2 cenouras cruas raladas
1 colher (chá) de colorau
1 colher (chá) de óleo
1 cebola pequena picada
Sal a gosto


Modo de Preparo

1. Lave o arroz, escorra e deixe secar bem e reserve
2. Pique a cebola e reserve
3. Rale a cenoura e reserve
4. Em uma panela coloque o arroz e toste bastante
5. Acrescente o óleo e doure a cebola e dissolva o colorau
6. Acrescente a cenoura e o sal
7. Coloque a água mexendo bem
8. Tampe a panela e deixe cozinhar
9. Cozinhe em fogo baixo
10. Decore a vasilha com ramos de hortelã

Goiaba alto teor de vitamina C


A goiaba tem grande valor nutritivo, principalmente pelo seu alto teor de vitamina C, importante no combate ás infecções, hemorragias, fortalecimento dos ossos e dentes, cicatrização de cortes e queimaduras. Possui também vitamina A, boa para visão,conserva a saúde da pele e das mucosas e auxilia no crescimento, e possui ainda a Vitamina B1 que ajuda na regularização do sistema nervoso e aparelho digestivo, tonificando, ainda o músculo cardíaco. Contém também sais minerais como Cálcio, Fósforo e Ferro  que contribuem para a formação dos ossos,dentes e sangue.O Brasil é o maior produtor dessa fruta. Há duas variedades comercializadas, a goiaba branca e a vermelha, a goiaba branca possui mais vitamina C e cada cem gramas possui 57 calorias. A goiaba vermelha em contra partida possui mais antioxidantes e cada cem gramas do fruto possui 69 calorias.
É indicada para pessoas de todas as idades, podendo constar de qualquer tipo de dieta. Só deve ser evitada por aqueles com aparelho digestivo delicado, ou que tenham problemas intestinais (diarreias,estomatites).
Sob a forma de chá, é eficiente em gargarejos, nas infecções de boca e garganta, ou para lavagem de úlceras e irritações vaginais.
De preferência, a goiaba  deve ser consumida ao natural, quando conserva todos os seus princípios nutritivos, principalmente a vitamina C. Para conservar as goiabas, o melhor é limpá-las e guardá-las na geladeira pois estragam com facilidade. Quando não consumidas logo,começam a ficar passadas. Mesmo assim,servem para fazer deliciosos doces, sucos,tortas,bolos e sorvetes. Em boas condições, as goiabas se conservam por uma semana na geladeira.Seu período de safra vai de Janeiro a maio quando tem preços mais convidativos,mais são encontradas durante todo o ano, até mesmo importadas com uma durabilidade e resistência  um pouco maior.

Fonte: Manual de orientação alimentar da secretaria de  agricultura e abastecimento de São Paulo.

DICA:
Você pode consumir a polpa da goiaba e em vez de jogar fora as cascas e as sementes você pode utilizar para fazer esse doce a seguir.

Doce de goiaba cremoso

Ingredientes
30 goiabas (só as cascas e as sementes)
1/2 kg de açúcar
300 ml de água

Modo de Preparo
Descasque as goiabas, corte ao meio e com a ajuda de uma colher retire as sementes. Coloque no liquidificador as cascas, as sementes e a água. Bata tudo muito bem e passe pela peneira. Coloque em uma panela acrescente o açúcar e leve ao fogo. Deixe levantar fervura, abaixe o fogo e vá mexendo sempre para não grudar no fundo da panela.
Muito cuidado, pois quando começa a ferver o doce começa a espirrar e pode lhe queimar. Deixe tampado e quando for mexer destampe rapidinho, mexa e tampe novamente. Vá mexendo até o doce engrossar.Utilize em queijos ,sorvetes, ou conforme seu gosto pessoal. Experimente !


sexta-feira, 15 de julho de 2011

Alimentos que combatem a Caspa


Antes de saber como acabar com as caspas é necessário que você entenda o porque elas surgem, as caspas também são conhecida como seborreia, é uma descamação que acontece no couro cabeludo, mais a grande duvida é o porque surgem as caspas, e quais são as suas causas, pois bem as causas são as mais diversas como por exemplo a má alimentação, muita ingestão de açúcar e muita gordura, estresse, problemas em seu organismo, o que ajuda acentuar o problema, deixar uma grande quantidade de creme no cabelo, e principalmente lavar  cabelo em água quente, uma causa que interfere muito no inverno.
Um só tipo de tratamento dietético basta para controlar e reverter a tendência desses  4 tipos de caspa.
Seborreia, seborreia cerosa, seborreia oleosa, e Pitiríase ,ainda que o processo seja lento, demorando meses, para revelar sua eficácia,mas a boa alimentação logo se refletirá na melhoria do estado geral do corpo.
Alimentos que formam depósitos nas mucosas, e que devem ser evitados :Todos os que contém farinha branca, todos os cereais refinados, leite, pudim de leite, condimentos, sal e conservantes.Convém reduzir ao máximo o consumo de batatas e até trigo integral porque embora sejam ótimos alimentos,contém muito amido, o que não é bom para pessoas com problema de caspa.

Dieta para combater a Caspa

1º Refeição:  Frutas ácidas frescas, como pera, laranja, tangerina, uva, ameixa, com suco de laranja ou de maçã.
2º Refeição: Soja Vegetal acompanhada de um prato á base de ovo, queijo, ou proteína vegetal: feijão, ervilha, soja ou lentilha. Incluam -se vegetais e uma batata cozidos ao vapor. Nunca frite ovo e a batata. Complete a refeição com uma fruta ácida.
3º Refeição: Mais de uma vez, sopa de vegetais acompanhada de uma salada crua, composta de vegetais e frutas.Complete com um pouco de pão torrado, bolinho de aveia assado na grelha, bolo de frutas com trigo integral,mel e manteiga.
4º Refeição: Apenas frutas.

Pelo menos uma vez por semana, escolha um dia em que as três primeiras refeições devem compor-se exclusivamente de frutas ácidas,as mais eficazes para a dispersão dos depósitos das mucosas. Os sintomas da redução desses depósitos no couro cabeludo surgem em alguns meses de tratamento, o importante é saber que passado um mês ou pouco mais, a pessoa já nota redução acentuada da presença da caspa.Este é o melhor estimulo para continuar o tratamento, que precisa eliminar as causas profundas e precisa portanto de um período mais longo de tratamento.

Short continua com tudo no inverno


A moda urbana mostra para onde sopram os ventos deste inverno. Pernas de fora com lindas meias como acessórios tornam o short o eleito desta estação. A saia que está no auge das tendências sai um pouco de cena e o shortinho retorna com força total. É mais uma opção de estilo para as antenadas.
 Se você ainda não adquiriu o seu, não perca tempo. A peça pode ser usada tanto de dia como de noite, de acordo com o modelo e o tecido escolhidos. 
Pode ser usado com botas estilo montaria, ou de canos curtos como as ankle boots.
Enfim use a criatividade e os muitos acessórios disponíveis.





Figo Dose extra de energia


O Figo é uma fruta altamente energética,por ser rica em açucar. Entre os sais minerais que contém destacam-se o Potássio, o Cálcio e o Fósforo, que contribuem para a formação de ossos e dentes, evitam a fadiga mental e contribuem para a transmissão normal dos impulsos nervosos.
O Figo seco é ótimo  alimento para as pessoas que gastam muita energia em exercícios musculares,bem triturado e aplicado em compressas quentes o figo seco amadurece e desfaz abcessos e furúnculos. As sementes fazem dele um laxante ativo e suave, estimulando a musculatura do intestino. Já o figo fresco é considerado expectorante pela sua eficácia contra inflamações do aparelho respiratório(tosse,catarros).
A água de figos (secos ou frescos), tomada pela manhã, em jejum, e á noite ao se deitar, normaliza a função intestinal, além de auxiliar a expulsão de vermes intestinais.
O figo é recomendado para os que sofrem de doenças do fígado e vesícula biliar. Já os que sofrem de acidez do estômago, artrites ou são obesos, devem evitá-lo.
Em boas condições, o figo fresco conserva-se na geladeira por até uma semana e seu período de  safra vai de janeiro a abril.
Cem gramas de figo fornecem 62 calorias.

FIGOS AO VINHO DO PORTO
Ingredientes

8 figos frescos, lavados e secos
1 xícara + 2 colheres (sopa) de água
2/3 de xícara de açúcar
1 laranja com casca, cortada em fatias bem finas
½ xícara de vinho do porto branco seco

Para o merengue:
3 claras
3 colheres (sopa) de açúcar
raspas de casca de laranja


Preparo

Ferva a água com o açúcar e cozinhe os figos, por 5 minutos, regando-os com a calda. Forre uma compoteira com as rodelas de laranja e arrume, sobre elas, os figos. Reduza a calda a 1 xícara, junte o vinho do porto e regue os figos. Deixe esfriar.

Na hora de servir:

Bata as claras em neve, junte o açúcar e continue batendo até estar bem firme. Acrescente a raspa de laranja. Coloque o merengue dentro de um saco-puxa, molde 1 suspiro grande no centro de 4 pratos individuais e leve à salamandra para dourar. Corte os figos em leque e arrume 2 em cada prato, deixando o cabinho para cima. Regue com a calda e decore com as rodelas de laranja. Sirva imediatamente.

TORTA DE FIGOS
Ingredientes 
3 ovos
3/4 de xícara (chá) de açucar
2 colheres(sopa) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de leite
1 colher(sopa) de margarina
1/2 quilo de figos não muito maduros


MODO DE PREPARO
Misture 2 ovos com o açucar e a farinha, até obter uma massa lisa. Junte o leite frio e leve ao fogo baixo sem parar de mexer. Retire do fogo, junte a margarina e um ovo batido ligeiramente.Misture bem. Estenda a massa numa forma de torta untada e polvilhada de farinha. Arrume por cima os figos, cortados ao meio e polvilhados com açúcar. Leve ao forno já aquecido até que colocando um palito ele saia limpo. Sirva natural ou gelada.
Rendimento 10 porções

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Torradas crocantes de microondas


Ingredientes
1/2 xícara(chá) de maionese
3 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
1 colher (chá) de óregano
5 fatias de pão de forma


Modo de Fazer:
Misture a maionese, o queijo ralado e o orégano, passe a mistura sobre as fatias de pão, divida cada uma em 4 partes, colocando-as de forma circular no prato de papelão ou 1 redondo(tipo de pizza) coberto com papel toalha e leve ao forno de microondas por 3 a 5 minutos em potência 10 (P10).

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Amendoins salgadinhos de microondas


 Ingredientes:

500 gr de amendoim cru
1 colher (sopa) de margarina ou manteiga
Sal a gosto

Modo de Fazer:
Coloque o amendoim no refratário e leve oa forno microondas por 4 a 5 minutos em potência P10.
Retire do forno ,acrescente a margarina e o sal, mexa bem e volte ao microondas por 3 a 5 minutos, potência P10 para o término do cozimento.
Deixe esfriar para servir.

Batatas aperitivo feita no microondas


Ingredientes
1 kg de batatinhas
Molho:
1 xícara (chá) de vinagre
1/2 xícara(chá) de óleo
1/2 xícara (chá) de azeite
1 colher(sopa) de óregano
1 colher (sopa) de sal
3 colheres(sopa) de azeitonas(pode ser a preta )
1/2 xícara de pimentão vermelho picado
Modo de Fazer:
Lave bem as batatinhas e fure as cascas.Leve ao forno microondas em recipiente tampado, por 13 a 15 minutos, em potência 10.
A parte misture todos os ingredientes do molho e reserve.
Após o cozimento, retire as batatas do forno e deixe-as em tempo de espera(repouso) por 10 minutos.
Adicione o molho ás batatas, misture bem e sirva após 2 horas de descanso para incorporar o sabor do tempero.
DICA: as batatas podem ser servidas com casca ou se preferir podem ser descascadas após o tempo de espera.

terça-feira, 12 de julho de 2011

Enroladinho de Berinjela


INGREDIENTES 
2 unidade(s) de berinjela
2 colher(es) (sopa) de suco de limão
Sal a gosto
Pimenta do reino branca á gosto
1 cebola picada
2 colher(es) (sopa) de azeite
250 gr de patinho moído(s) Ou outra carne que preferir
200 gr de Queijo Prato fatiado(s)
1 xícara(s) (chá) de molho de tomate
 Parmesão ralado á gosto
1 colher(es) (chá) de glutamato monossódico(aji-no-moto)

 Modo de Preparar
 

Corte as berinjelas em fatias finas no sentido do comprimento. A seguir, tempere com o suco de limão e sal. Coloque as fatias em um refratário, tampe e leve ao micro-ondas por 5 a 6 minutos na potência alta. Reserve. Coloque a cebola e o azeite em um refratário e leve ao micro-ondas por 3 a 4 minutos na potência alta. Junte a carne moída e cozinhe por mais 5 a 6 minutos na potência alta, mexendo na metade do tempo. Acrescente o Aji-no-moto®, sal e pimenta a gosto. Reserve.
Montagem

Coloque em cada fatia de berinjela uma fatia de queijo prato, um pouco de carne moída e enrole como canelone.
Unte um refratário com parte do molho de tomate. Arrume os enroladinhos  nesse refratário, cubra com o restante do  molho de tomate e  polvilhe com o queijo parmesão. Leve o refratário ao micro-ondas por 6 a 8 minutos na potência alta.

segunda-feira, 11 de julho de 2011

BERINJELA

A Berinjela é um legume que contém pequenas quantidades de vitamina B5 e sais minerais como cálcio, fósforo e ferro. A Niacina(vitamina B5) protege a pele e ajuda a regularização do sistema nervoso e aparelho digestivo. Os minerais Cálcio, Fósforo e ferro contribuem para a formação de ossos e dentes, construção muscular e coagulação do sangue.
È de baixo teor calórico cem gramas possuem apenas 27 calorias.
Poucas pessoas sabem, que ela é um vegetal  com poder de diminuir o colesterol e reduzir a ação das gorduras sobre o fígado.
Seu suco é utilizado nas inflamações dos rins, bexiga e uretra, como poderoso diurético.
A berinjela é muito recomendada para quem sofre de artrite, gota, reumatismo, diabetes e inflamações da pele em geral. Como tem poder laxante, aconselha-se nas indigestões e prisão de ventre.
Na hora da compra, vale a dica de preferir as que se apresentam firmes ao toque, de cor roxa uniforme e lustrosa.Devem ser guardadas em geladeira, dentro de sacos plásticos, onde se conservam por até 2 semanas.As pessoas têm o hábito de mergulhá-las em água e sal antes de seu preparo, mas esse procedimento anula o sabor do legume e grande parte de suas vitaminas.
O seu período de safra vai de Janeiro a Maio, quando é encontrada a preços bem convidativos.
Então , que tal testar algumas receitas com essa leguminosa.. abaixo algumas receitinhas preferidas minha !

Doce de Berinjela


1/2 kg de berinjelas pequenas e frescas
1/2 kg de açucar cristal
2 a 3 folhas de figueira
2 cravos

Com uma faca afiada, retire as cascas bem finas das berinjelas no sentido do comprimento. Corte os cabos. Na parte inferior de cada berinjela, faça dois cortes em forma de cruz. Lave-as bem e deixe -as em água por meia hora. Passado esse tempo, leve uma panela ao fogo com bastante água. Quando ferver, jogue as berinjelas e dê uma rápida fervura. Deixe esfriar. Lave em água corrente e esprema com cuidado nas palmas das mãos para que saia todo o líquido. Faça com o açúcar ,as folhas de figueira, os cravos e o meio litro de água, uma calda rala.Junte as berinjelas, ferva um pouco,retire do fogo e deixe na calda até o dia seguinte. Leve depois ao fogo brando e ferva até as berinjelas ficarem trasnparentes e a calda engrosse. Depois de frio coloque o doce em um reratário de vidro e saboreie.

Berinjela á Parmeggiana

Ingredientes:

· 4 berinjelas pequenas fatiadas
· Sal a gosto

Molho:
· 8 tomates bem maduros picados
· 1 cebola pequena picada
· 2 colheres (sopa) de azeite de oliva
· 6 folhas de manjericão
· Sal e pimenta-do-reino a gosto
· 1 xícara (chá) de óleo
· 1 1/3 xícara (chá) de farinha de trigo

Para as camadas:
· Azeite de oliva para untar
· 200 g de mussarela fatiada fina
· 1/4 de xícara (chá) de parmesão ralado

Modo de preparo:

Preaqueça o forno médio (180ºC). Salpique a berinjela com sal e reserve por 15 minutos. Lave e seque.

Molho:

Cozinhe todos os ingredientes em fogo baixo e com a panela tampada até o tomate ficar bem macio. Passe o molho por uma peneira sobre uma tigela. Reserve. Em uma frigideira grande aqueça o óleo em fogo médio. Passe a berinjela reservada na farinha. Frite aos poucos até dourar de ambos os lados. Deixe escorrer sobre papel-toalha. Unte com azeite um refratário de 19,5 x 30,5 cm. Forre o fundo com 1/3 da berinjela reservada. Alterne camadas de  molho, mussarela e tomate. Cubra com parmesão, asse por 30 minutos e sirva.

Dica: pode ser molho com carne moida tipo bolonha, também com frango desfiado, e fica muito bom com atum e molho de tomate ,use sua imaginação.!

Bolo de Fubá Fofinho



Ingredientes

3 ovos
2 xícaras (chá) de açúcar
2 xícaras (chá) de fubá
1 xícara (chá) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de leite
1xícara (chá) de óleo
1 colher (sobremesa) de sementes de erva doce

Modo de preparo

Coloque todos os ingredientes no liquidificador comece a bater até ter um mistura mais homogênea, depois disso coloque o fermento junto com as sementes de erva-doce e misture sem usar o liquidificador, de preferência use uma assadeira com furo central e unte com manteiga e farinha, leve ao forno  pré-aquecido e deixe ali até que fique bem dourado e se desejar depois de assado  jogue açúcar refinado por cima.

Bolo Pudim



INGREDIENTES

1 colher de sopa de fermento em pó
½ xícara de chá de leite
½ xícara de chá de chocolate em pó
1 ½ xícara de farinha de trigo
3 ovos com gema e clara separadas
½ xícara de chá de manteiga

 CALDA

1 xícara de água
1 xícara de açucar



Os ingredientes para fazer o pudim
 
1 colher de chá de essência de baunilha
2 xícaras de chá de leite
1 lata de leite condensado
4 ovos

Para fazer o bolo bata na batedeira a manteiga, junto com açúcar e também a gema até formar um creme branco, coloque a farinha, junte o chocolate o leite  e volte a bater muito bem, acrescente o fermento na massa, misturando delicadamente .Depois de bater a massa do pudim misture junto com a massa do bolo de forma bastante delicada e coloque  na forma , leve ao forno de durante 1 hora 30 minutos depois que assar coloque a calda e deixe esfriar. .

Bolo de chocolate cremoso

Ingredientes

2 xícaras de farinha de trigo
2 xícaras de açúcar
1 xícara de leite
6 colheres de sopa cheia de chocolate em pó
1 colher de sopa de fermento em pó
6 ovos

Modo de preparo

Primeiro bata as claras separadamente e depois ascrescente as gemas e bata novamente, agora coloque o açúcar e bata mais uma vez, pegue a farinha, o chocolate em pó, o leite e misture com os outros ingredientes. Unte uma forma ou refratáriocom manteiga despeje a massa  e leve para assar durante 40 minutos em fogo médio 180 a 200 graus. Enquanto o bolo esta no forno faça a cobertura do seguinte modo, use:

Cobertura:

2 colheres de chocolate em pó,
1 colher de margarina,
meio copo de leite leve tudo isso ao fogo e mexa até ferver,
Utilize quente sobre o bolo e sirva.

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Batata Fonte de carboidratos


Rica em carboidratos a batata é grande fonte de energia. Cem gramas de batata fornecem 126 calorias. Contém ainda sais minerais, vitamina C e pequena quantidade de vitaminas do Complexo B. Esses nutrientes, porém se perdem com o cozimento, mas pode ser evitado da seguinte maneira: lava-se as batatas para retirar a sujidade, sem descascá-las e nem cortá-las,leve ao fogo com água o suficiente para cobri-las, até o cozimento completar.
Quando cortadas e descascadas devem ser cozidas em pouca água, que deve depois ser aproveitada, por exemplo, em sopas.
A batata crua acaba com dores de estômago e enfermidades do intestino. O suco de batatas cruas, tomado vez ou outra em jejum, combate úlceras do estômago, duodeno e intestinos. A água de batatas ajuda a dissolver e expulsar substâncias venenosas contidas no aparelho digestivo. As batatas esverdeadas e as que estão em germinação nunca devem ser consumidas, pois produzem intoxicações que  se manifestam através de cólicas, gastrites e até mesmo disenterias.
As batatas fritas,apesar de saborosas, absorvem muita gordura, o que torna a sua digestão lenta e dificil. Quando crua e ralada, em compressas ,combate infecções, picadas de insetos e quaisquer irritações da pele.
Cozida e amassada em aplicações quentes, ajuda a amadurecer furunculos . Rodelas de batat crua sobre a testa elimina dores de cabeça. No entanto se consumida em quantidade excessiva, a batata provoca obstrução do ventre e a dilatação do estômago.
Em temperatura ambiente, a batat se conserva por 15 a 20 dias.
Seu período de safra vai de Janeiro a Junho quando estão com preços bem acessíveis.


 Purê de Batatas a Moda Francesa

Ingredientes
 500g de batatas cozidas em água e
 sal descascadas e passadas no espremedor
 sal á gosto
 creme de leite

Misture bem as batatas ainda quentes com creme de leite até alcançar a consistência desejada. Tempere com uma pitada de sal. Sirva em pequenas porções para seu sabor ser melhor apreciado.

    
 Batatas Refogadas  
                                
 1k de batatas cruas em rodelas grossas
 2 tomates picadinhos
 2 cebolas picadas
 1 maço de cheiro verde picado
 óleo 

 sal 
pimenta

Em uma panela comum, sem pressão, alterne camadas de batata, tomate, cebola e cheiro verde. Misture 2xícaras (chá de água) com sal suficiente para deixá-la levemente salgada e uma pitada de pimenta do reino e um  pouquinho de óleo e despeje sobre as batatas, tampe a panela e leve ao fogo baixo para cozinhar. De vez em quando verifique o nível de água para que não seque demais. Sirva quente ou fria.





Bolo branco com cobertura de ganache e recheio de creme confeiteiro

 

Massa :

  • 2 xícaras (chá) de açúcar,
  • 2 colheres (sopa) de margarina,
  • 4 ovos (clara em neve),
  • 1 xícara (chá) de leite,
  • 3 xícaras (chá) de farinha de trigo,
  • 1 xícara (chá) de chocolate em pó e
  • 2 colheres (sopa) de fermento em pó.

Creme:

  • 1 lata de leite condensado,
  • 2 medidas da lata de leite de vaca,
  • 1 gema,
  • 2 colheres de amido de milho e
  • 1 lata de creme de leite (sem soro).

Cobertura:

  • 1 barra de chocolate ao leite (aprox.  200gr) e
  • 1 lata de creme de leite (sem soro).

Modo de preparo

Creme:

Em uma panela misture todos os ingredientes, menos o creme de leite, e leve ao fogo até engrossar. Reserve. Depois de frio, acrescente o creme de leite. Reserve.

Cobertura:

Derreta a barra de chocolate e acrescente o creme de leite. Reserve.

Bolo:

Em um recipiente bata a margarina, o açúcar até esbranquiçar.Desligue a batedeira e  acrescente a farinha de trigo, o chocolate e o leite. Bata as claras em neve e misture levemente. Junte o fermento.

Montagem

Unte a forma com margarina e farinha. Despeje a massa do bolo, coloque o creme e por último a cobertura. Leve ao forno e deixe assar por 40 minutos.

Bolinhos assados de linguiça


4 colheres de chá de óleo
300 de de lingüiça picada (pode ser a  defumada)
1 cebola grande picada em pedacinhos
750 g de farinha de trigo
1 pitada de sal
2 colheres de chá de fermento em pó
2 colheres de sopa de salsinha bem picada
4 ovos
500 ml de leite
250 g de manteiga sem sal derretida
2 colheres de sopa de parmesão ralado (pode ser o de saquinho)


Preparo:

Ligue o forno a 200 graus. Unte forminhas de muffin com óleo (a não ser que esteja usando as de silicone, que não precisam ser untadas). Frite a lingüiça já picadinha e quando estiver crocante, tire da frigideira e frite a cebola usando a gordura da lingüiça. Deixe esfriar.
Numa tigela, misture a farinha, o sal, o fermento e a salsinha.
Em outro recipiente, bata com o garfo os ovos e o leite. Despeje na mistura de farinha. Adicione a manteiga derretida, a lingüiça frita, a cebola e o queijo ralado e mexa até que os ingredientes estejam misturados. Não mexa demais, para a massa não ficar borrachuda.
Coloque a massa em cada uma das forminhas de muffin (encha até 2/3 da forminha).
Leve ao forno por cerca de 25 minutos.

Brigadeiro mais fofinho e menos doce




 
 2 latas de leite condensado
 1 lata de creme de leite
 1 colher de sopa de manteiga
 2 colheres de sopa de cacau em pó
 Chocolate granulado para enfeitar


Preparo:

Misture todos os ingredientes em uma panela média e leve ao fogo baixo, mexendo sempre. Depois de mais ou menos 20 minutos, a massa vai pegar o ponto de brigadeiro, mexa mais um pouco e retire do fogo. Deixe esfriar antes de enrolar os brigadeiros, passando no chocolate granulado.

Rende: 100 brigadeiros pequenos ou 80 médios.

Também podera Gostar de:

Related Posts with Thumbnails