domingo, 22 de novembro de 2009

Radicais Livres e dieta antioxidante






Você já deve ter ouvido falar de radicais livres, não é mesmo?!
 Entenda o que são, porque se fala tanto neles e como a alimentação pode prevenir a formação dos radicais livres. 
Os radicais livres são formados a partir do metabolismo das células do nosso corpo. São formados normalmente pelo nosso organismo, mas em quantidades maiores torna-se um problema para a manutenção de funções normais, causando doenças importantes.

E são muitas as doenças relacionadas com a grande formação de radicais livres e, entre elas, podemos citar, o envelhecimento precoce, alguns cânceres, a artrite e as cardiopatias. Por outro lado, existem os compostos antioxidantes que combatem a formação dos radicais livres pelo nosso corpo. Estes compostos são os agentes responsáveis pela inibição e redução das lesões causadas pelos radicais livres nas células.
E os alimentos ganham força nisso porque são eles que trazem potentes compostos antioxidantes como a vitamina C, a vitamina E, o β-caroteno e os flavonóides. Ressaltando a importância das frutas antioxidantes na alimentação já que estamos no verão, e naturalmente consumimos menos massas, e frituras: Elas ajudam a combater os radicais livres  responsáveis por processos degenerativos.
O segredo é consumir, todos os dias, alguns alimentos com estas vitaminas para combater a formação e diminuir alguns fatores que levam a maior produção de radicais livres. 



Fatores que levam a maior geração de radicais livres e que devem ser evitados: 
- Álcool em excesso 
- Cigarro 
- Alguns medicamentos 
- Alimentos industrializados.



Alimentos que devem ser consumidos em boas quantidades, todos os dias por prevenir a formação de radicais livres: 

- Mamão, cenoura: são alimentos ricos em β-caroteno. 
- Brócolis, salsa, cebolinha: apresentam grande quantidades de flavonóides. 
- Laranja, tangerina, morango, abóbora: ricas em vitamina C. 
- Chá verde, uva, morango, maça: boas fontes de flavonóides. 



Segundo pesquisas da USDA, as frutas abaixo estão em ordem de acordo com a quantidade de antioxidantes:


- Morango
- Ameixa 
- Laranja
- Uva
- Maçã
- Banana
- Pera
- Mamão




segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Os 10 passos para tratar a acne com uma alimentação balanceada


As temperaturas estão subindo e, quanto mais suor e oleosidade, maior é a tendência ao aparecimento da acne. Mas além do calor, há outras causas para esse terrível incômodo: alterações hormonais e hábitos alimentares inadequados. Sim, a saúde da pele depende de um cardápio balanceado.
Aprenda a tratar o problema de dentro pra fora.
1) Fracione a dieta em pelo menos cinco ou seis refeições diárias, mastigando bem os alimentos.
2) As preparações devem ser cozidas, grelhadas ou ao forno. Evite frituras. Dê preferência às carnes brancas (aves e pescados), retirando a pele. As carnes vermelhas são muito gordurosas.
3) Evite excesso de: massas, açúcares, refrigerantes, salgadinhos, condimentos, alimentos embutidos (calabresa, paio, lingüiça etc) e alimentos enlatados (salsicha, patê etc).
4) Inclua no cardápio, sempre que possível, alimentos integrais (pães, cereais, biscoitos etc), frutas cruas e preferencialmente com bagaço, pois aumentam as fibras da dieta e auxiliam na eliminação de toxinas do organismo.
5) Prefira leite desnatado, iogurte light e queijo branco, que possuem menor teor de gordura e são fontes de cálcio.
6) Faça uso da proteína de soja. Um componente ativo presente na soja, com estrutura química semelhante ao hormônio estrógeno, diminui a atividade das glândulas sebáceas.
7) Para neutralizar os efeitos dos radicais livres que levam ao processo de inflamação da acne, é necessária a ingestão adequada de nutrientes antioxidantes, tais como:
- Vitamina C (laranja, kiwi, batata, couve cru, brócolis, limão, melancia, tomate, espinafre cru, goiaba, morango, acerola, pimentão, umbu, lima, maracujá, abacaxi, entre outros)
- Vitamina E (óleo vegetal, cereais integrais, leite, espinafre, gérmen de trigo e frutas oleaginosas, como avelã, abacate, amêndoa e castanha)
- Betacaroteno (frutas e legumes amarelo-alaranjados, como cenoura, melão, mamão, abóbora)
- Zinco (cereais integrais, frutas oleaginosas, soja, leite, peixes)
- Manganês (soja, frutas oleaginosas, grãos integrais, aveia, pêssego)
- Selênio (soja, cereais integrais, frutas oleaginosas e peixes)
8) É importante a ingestão adequada de ácido pantotênico vitamina B5, nutriente que leva à diminuição da secreção de sebo e, consequentemente, ao desaparecimento da acne. Fontes: semente de girassol, cogumelos, salmão, fígado de galinha, leite, brócolis, levedura.
9) Aumente o consumo de alimentos ricos em ômega-3, eles podem atenuar a produção de compostos inflamatórios. Fontes: atum, salmão, cavala, bacalhau, óleos de peixe, sementes de linhaça.
10) A água é importante para a saúde da pele. Beba, no mínimo, entre oito e 10 copos diariamente.

sábado, 14 de novembro de 2009

Escalda-pés e relaxamento


O escalda-pés é um segredo antigo, pra manter os pés bonitos e relaxados. A água morna com sais e aromas alivia a tensão, aspereza e a dor dos calos formados pelo uso de sapatos apertados, com bico fino ou saltos altos.
A reflexologia podal alivia a tensão e pode prevenir problemas de saúde. A experiência inteira é muito agradável e relaxante.
Já para manter os pés macios e hidratados, uma receitinha rápida garante pele lisa a eles. Lave seus pés em uma bacia com algumas gotinhas de óleo essencial de sua preferência e depois enxugue bem. Em seguida, espalhe hidratante à base de glicerina.

Ingredientes:

• uma bacia grande
• água morna
• essências florais de sua preferência
• sais de banho variados
• flores

Coloque a água morna na bacia com todo o material e deixe os pés descansarem por 15 minutos. Pra completar o tratamento, enxágüe e enxugue os pés. Pressione-o ponto a ponto com o dedo polegar.
Utilize um hidratante de boa qualidade nos pés a base de mentol para uma completa refrescância.

MASSAGEIE SEUS PÉS!
PASSO-A-PASSO
1. Segure um dos pés com as duas mãos, de forma que seus polegares fiquem na parte inferior e os dedos, no peito do pé.
2. Gire um polegar por vez, usando movimentos circulares curtos, alterne o polegar direito que gira no sentido horário, com o esquerdo, que se movimenta na direção oposta.
3. Trabalhe desde o calcanhar até os dedos.

Preparando a Casa e o Espírito para o Natal


Está na hora de arrumar a casa para esperar a chegada do Pai Natal. Montar a árvore de Natal, comprar e embalar presentes, pensar na mesa para a ceia, são alguns costumes que já estão arreigados e ajudam a preparar o espírito natalício.
O hábito de se decorar a árvore de Natal deve-se aos alemães.
A tradição chegou à América no século XVIII.
Também se usa produtos naturais como flores e frutas para dar um toque pessoal aos seus enfeites. Só é preciso alguma imaginação e trabalho para se fazer um Natal diferente.
Depois de decidir a decoração da casa , não se deve esquecer da preparação da mesa para a grande noite.
È hora de fazer uma lista do que precisará comprar,ter em mente o que servirá as visitas,é um bom começo para se evitar transtornos de última hora em filas quilométricas em supermercados.
Comprar os enfeites da árvore junto com as crianças é um bom programa de fim de semana,elas vão se divertir muito, procure monta- la juntos.Uma árvore de Natal bonita e enfeitada completa-se com vários presentes debaixo dela. Acreditando ou não que o Pai Natal exista , todos gostam de ser lembrados. Papéis coloridos, grandes laços, flores e cartões dão um toque especial em qualquer presente. Para quem tem tempo e gosta de embrulhos exclusivos, o ideal é fazer com antecedência embrulhos personalizados usando a sua imaginação.
 
A tradição corre o mundo
 
Existem várias versões para a origem do costume da árvore de Natal.
A história mais comum remonta à primeira metade do século 8, na Alemanha. Nessa época, o monge britânico São Bonifácio pregava um sermão sobre o Natal em uma tribo alemã. Para tentar acabar com a adoração que esse povo tinha pelo carvalho, cortou uma árvore dessa espécie. Na queda, os galhos destruíram tudo em volta, com excepção de um pequeno pinheiro. O monge aproveitou o facto e afirmou que havia acontecido um milagre, pois o pinheiro simbolizava a "árvore do Menino Jesus". Com o passar dos anos, além de manter a tradição da árvore, os alemães começaram a enfeitá-la com chocolates, rebuçados, maçãs e papéis colorido.
A colocação de luzes nas árvores é atribuída ao criador da reforma protestante, Martinho Lutero. Conta-se que ele passeava na floresta quando viu as luzes das estrelas atravessarem os galhos dos pinheiros. Quando chegou a casa, quis mostrar a cena aos filhos e iluminou uma árvore com velas.
No século 19, foi a vez da Inglaterra vitoriana conhecer a árvore de Natal. O príncipe Albert, marido da rainha Vitória, trouxe o enfeite para o Palácio Real. Filho de um nobre alemão, o príncipe cresceu ajudando a decorar pinheiros de Natal. Quando se casou, pediu à sua mulher que adoptasse o costume de seu país.
Na América as árvores desembarcaram em plena guerra revolucionária. Em 1804, os soldados de Fort Dearborn ( agora, Chicago) montaram os pinheiros no meio das barricadas. Em 1923, o símbolo conquistou o lugar de maior prestígio dos Estados Unidos, a Casa Branca.
O então presidente Calvin Coolidge estabeleceu uma cerimonia para acender as luzes da árvore de Natal nacional. A data, actualmente, faz parte da comemoração norte-americana da festa natalícia.

A Familia se reune em torno da mesa

A noite do dia 24 de dezembro, véspera de Natal, é muito especial.
As crianças aguardam ansiosas pelo bom velhinho.
Católicos participam da Missa do Galo.
Amigos e família reúnem-se para cear
Redobram-se os cuidados quando se põe a mesa da consoada e lá vêm as toalhas mais belas (a que foi oferecida pela avó), os pratos mais preciosos, os melhores talheres, os castiçais...
São dias mágicos, união por toda parte.. todos movidos por um sentimento de confraternização,aproveite para relaxar junto aos entes queridos, esquecer os problemas o que não se remediar ...remediado está.o que não der pra resolver agora deixe para 2010.Mas Curta essa época maravilhosa as ruas ficam mágicas,deixe se enternecer pelas belas decorações.Agradeça a Deus a vida...pois ela é mágica mesmo...se esvai em um segundo,mas deixam marcas que duram uma eternidade.
 





sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Quibe Com limão






INGREDIENTES


1 kg de alcatra ou colchão mole limpo e moído
2 cebolas picadas
1 galho de hortelã
1/2 kg de trigo para quibe

Sal e pimenta a gosto
óleo para fritura 





MODO DE PREPARO:


Junte a carne, a cebola e a hortelã, tudo moido, e reserve
Lave bem o trigo e deixe de molho por mais de 20 minutos
Depois esprema bem, retirando toda a água
Junte a carne e amasse tudo com o sal e a pimenta
Depois faça os quibes, frite-os em bastante óleo
Coloque-os sobre papel absorvente e sirva,

 de preferência ainda quente com limão.



Aspargos Com Limão




INGREDIENTES


700g de aspargos lavados; 
¼ de colher (chá) de raspas de laranja; 
1 colher (sopa) de suco de laranja; 
1 colher (chá) de suco de limão; 
2 colheres (sopa) de azeite extravirgem; 
2 colheres (sopa) de amêndoas em lâminas; 
Sal e pimenta moída na hora a gosto



Molho: 

Misture em uma tigela as raspas de laranja e 

os sucos de laranja e limão. 
Tempere com azeite, sal e pimenta. Reserve.


Aspargos: 

Salteie as amêndoas em frigideira antiaderente. 
Corte o talo dos aspargos e, 

com um cortador de batatas, retire a pele. 
Cozinhe-os no vapor. 
Escorra e tempere com sal. 
Transfira para a travessa de servir, 
derrame por cima deles o molho frio 
e distribua as amêndoas por cima.



Torta de Limão




INGREDIENTES
massa
2 pacotes de 200 gramas de biscoito maizena
250 gramas de margarina

modo de Preparo:
Quebre os biscoitos de maizena e leve aos poucos a um liquidificador ou processador para triturá-los ao ponto de farinha,misture a margarina em temperatura ambiente ,e amassa bem a mistura até dar liga.
Espalhe em uma forma de aro removível ou em um refratário redondo, e leve ao forno pré-aquecido por cerca de 20 minutos, reserve.

recheio
2 latas de leite condensado
1/2 xícara de suco de limão

Bata os ingredientes no liquidificador até obter uma mistura homogênea cerca de 4 minutos.
Despeje sobre a a base da torta, reserve.

Cobertura 
1 caixinha  de bate chantily,
raspas de limão para enfeitar

Bata o chantily seguindo as instruções da embalagem,
geralmente se acrescenta uma colher de açúcar e
bate em média 4 minutos ou até formar picos.
raspes as cascas de alguns limões para obter as raspinhas .
Cubra o creme com o chantily e salpique com as raspas dos limões
Leve a geladeira até a hora de servir.


Bolo de limão


INGREDIENTES

150 gramas de margarina
1 xícara e meia (chá) de açúcar
3 ovos
casca  ralada de 2 limões
suco de 1 limão médio
3 xícaras (chá) de farinha de trigo
2 colheres (chá) de fermento em pó

MODO DE PREPARO

Bata a margarina com o açúcar até obter um creme espumoso.Junte as gemas dos ovos, a casca ralada do limão. Misture tudo muito bem. Peneire a farinha com o fermento e acrescente aos poucos,ao creme anterior. Bata as claras em neve e misture apenas. Despeje a massa numa forma untada e polvilhada com farinha de trigo.Leve ao forno médio por cerca de 40 minutos. Verifique se está assado antes de retirar do forno. Sirva frio.
Rende 16 porções
Valor calórico total :2892 calorias.

Limão Diversificado



Não é pequeno o número de pessoas que tendo lindos cabelos,confesse que toma algumas gotas de limão diluídas em água de manhã e a noite, e também aproveitam as rodelinhas espremidas para adicionar a água de enxague dos cabelos,e também lavam pentes e escovas.
Esta sabedoria data de tempos antigos,era muito difundido o uso de uma pomada para tratar alopecia que era feita do suco do limão.A prática persistiu e essa insuficiência do couro cabeludo que se caracteriza por pequenas clareiras é até hoje combatida com limão,ingerindo e aplicando na pele do couro cabeludo.Sabemos que o enfraquecimento dos cabelos se dá por insuficiência de vitaminas e de sais minerais entre outras coisas.Quer se trate de calvície generalizada,quer  seja alopecia,as causas imediatas são sempre as mesmas:Queda  e falta de reposição de cabelos,pouco a pouco ou aos punhados,numa demonstração de que a saúde vai mal ou que a pessoa passa por uma fase de infelicidade,ansiedade ou tensão acima da capacidade de resistência de seu organismo.
Quem fizer o enxágue dos cabelos com uma espécie de "limonada fraca",notará como neles não restam sequer traços de sabão ou xampu,por seu alto poder adstringente.
Possui uma alta concentração de vitamina C, é o maior inimigo de todas as substâncias prejudiciais ao organismo,não importando em que lugar,orgãos ou tecidos se tenham acumulado ou agido.
A vitamina  C evita a fragilidade dos ossos, má formação dos dentes, torna mais rápida a cicratização de feridas e queimaduras,evitando também hemorragias,como contém ainda muitos sais minerais,mantém o equilíbrio interno do organismo e o vigor do sistema nervoso.

Como Remédio


O limão é empregado contra a icterícia, diabete, hemorragia nasal,doenças de pele,infecções de garganta,gripe e dor de cabeça,também acaba com a acidez sanguínea e dissolve o ácido úrico.A cura pelo limão consiste em ingerir no primeiro dia,o suco de um limão, a cada dia ir aumentando a dose até atingir dez limões. Mas quem tem gastrite ou úlcera estomacal não deve fazer uso desse método pois pode acentuar o problema.

Na hora da Compra
Prefira os limões pesados e que cedam um pouco quando apertados. Isso é sinal que estão maduros e que possuem bastante suco.
O limão substitue com vantagens o vinagre, não só pelo seu valor nutritivo como pelo seu sabor natural. Perfeito para tirar a baba dos quiabos, basta lavar os quiabos e deixá-los no molho de limão e água.
Antes de utilizar o limão deve -se lavá-lo bem para eliminar,além da poeira,resíduos de pesticida.
O Limão maduro conserva-se em geladeira por 4 semanas. 100 gramas fornece 29 calorias.


sexta-feira, 6 de novembro de 2009

bolo cremoso de milho












Ingredientes
5  espigas de milho verde grandes em grãos
3 copos (+- 200 ml) de açúcar
3 copos (+- 200 ml) de leite
3 ovos
2 colheres (sopa) de manteiga ou margarina
3 colheres (sopa) de farinha de trigo (não muito cheias)
1/2 colher (sopa) de fermento em pó


Modo de Preparo:

Coloque o milho e o leite no copo do liquidificador e bata muito bem.
Acrescente os demais ingredientes e bata mais um pouco até que fique bem homogêneo.
Leve para assar em fôrma (22x33 aprox. ou um pouco menor)
untada com manteiga e polvilhada com farinha de trigo
Leve em forno médio (180°) por aproximadamente 50 minutos.
Esse bolo costuma dourar somente nas bordas.

Depois de assado se desejar polvilhe com açúcar e canela.

Sirva frio.

Docinho de Milho verde

Ingredientes

1 lata de leite consensado
1 lata de milho verde escorrido
100 gramas de coco ralado
1 colher (sopa rasa) de margarina


Modo de Preparo:

Bata o leite condensado e o milho verde no liquidificador.
Reserve 2 colheres (sopa) do coco ralado e
coloque o restante em uma panela com a margarina.
Leve ao fogo, mexendo até começar a soltar do fundo.
Deixe esfriar e faça bolinhas.
Decore-as com coco ralado reservado
E coloque em forminha próprias para docinhos.

Rende : 70 docinhos tipo festa
Valor calórico : 62 calorias

Sopa de milho verde





















Ingredientes

3 espigas de milho
1 xícara (chá) de batat crua picada
2 colheres(sopa) de farinha de trigo
1 cebola pequena ralada ou picada
Sal, óleo e cheiro verde a gosto

Modo de Preparo :

Doure a farinha de trigo no óleo e acrescente as batatas picadas,
a cebola e um litro de água. Deixe cozinhar um pouco até amolecer a batata.
Junte o milho verde já solto da espiga e deixe ferver mais um pouco.
Por último, coloque o cheiro verde picado.


Rendimento : 5 porções
Valor calórico total : 727,22 calorias

Suflê de Milho Verde




Ingredientes

1 colher (sopa) de farinha de trigo
2 colheres(sopa) de margarina
1 xícara (chá) de leite
3 colheres(sopa) de queijo ralado (opcional)
3 ovos
3 espigas de milho (2 xícaras)
sal,cebola, e pimenta a gosto

Modo de Preparo :

Retire os grãos com uma faca,bem rente a espiga e cozinhe em água fervente até ficarem macias.
Leve ao fogo brando a farinha de trigo e a margarina para tostar um pouco e ligar bem.
Junte aos poucos o leite fervente, mexendo bem até engrossar.
Tire do fogo. tempre com sal, pimenta e cebola.
Junte as gemas uma a uma, o queijo ralado (se desejar), e o milho cozido e escorrido.
Meia hora antes de servir, bata as claras em neve e misture ao creme com movimentos leves.
Coloque a massa num pirex untado com margarina e leve ao forno até dourar (aproximadamente 25 minutos). Sirva simples com arroz branco, ou ainda acompanhando um prato de carne, peixe ou galinha.

Rende : 8 porções

Valo calórico total : 1.119,25 calorias


Milho Verde Grande Fonte de Energia





O milho verde é grande fonte de enrgia  por conter alto teor de carboidratos (100 gramas fornece 129 calorias), além de possuir quantidades consideravéis de vitamina B1 e E e sais minerais.
A vitamina B1 (tiamina)ajuda na regularização do sistema nervoso e aparelho digestivo, e tonifica o músculo cardiáco.
A vitamina E apresenta propriedades antioxidantes sendo, por isso, utilizada na conservação de alimentos. Ela combate a degeneração muscular, atua no crescimento e protege o sistema reprodutor,aumentando a potência sexual. È ainda rico em fósforo (necessário ao cérebro).
O milho verde deve ser comprado fresco,com as folhas verdes e vivas e cabelos marrom-escuro. Se ele estiver a venda já sem  a casca,verifique se a ponta inferior da espiga é afilada e macia,e se os grão são uniformes, livres de marcas de insetos.
O milho verde pode ser consumido por pessoas que possuam o aparelho digestivo delicado, por ser de fácil digestão. O óleo de milho é indicado porque dificulta a formação de gordura no sangue, reduzindo o nível de colesterol.
Pode ser preparado em espigas inteiras, grelhado ou cozido em grãos. E fica saboroso quando se espalha manteiga ou margarina sobre as espigas.
Mas você também pode usa lo em suas receitas preferidas.
Esteja a vontade de fazer experiências,por ser um alimento bem versátil, é muito apreciado no Brasil.


quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Agrião Vitaminado



Como a maioria das verduras de folha, o agrião é um vegetal de baixo valor calórico,fornecendo 22 calorias em cada 100 gramas. Ele é considerado uma das principais fontes de vitamina A, essencial para a boa visão e para manter a saúde da pele. Apresenta ainda vitaminas do complexo B,responsável pelo crescimento, além de grande quantidade de vitamina C.
Tem alto potencial de sais minerais como Iodo,Exofre, Fósforo e Ferro. Eles são importantes para o funcionamento da glândula tireóide, ajudam na formação de ossos e dentes,evitam a fadiga mental e estão ligados á produção de glóbulos vermelhos do sangue.
O agrião combate o ácido úrico, a tuberculose, o raquitismo, a formação de pedras nos rins,as cistites e ainda os efeitos tóxicos da nicotina.
Como um dos produtos mais ricos da natureza, o agrião é digestivo, faz bem ao fígado, é diurético e bom para os diabéticos.
O suco de agrião, fervido com leite, em partes iguais, dá excelentes resultaos contra enfermidade do peito, catarro e reumatismo, mostra-se eficiente contra a bronquite quando misturado ao mel.
Por suas propriedades tônicas e estimulantes, o agrião tem o poder de abrir o apetite, assim deve ser sempre consumido como entrada em forma de saladas,principalmente em dias quentes quando é muito refrescante.
Na hora da compra escolha o maço que tiver folhas verdes e brilhantes, firmes, limpas e sem marcas de insetos.
Nessas condições pode ser conservado em geladeira por 3 a 4 dias.




SOPA DE AGRIÃO (sugestão de entrada)

4 batatas
1 copo de folhas de agrião bem lavadas
1 litro de caldo de carne
1 colher (sopa) de margarina

Modo de Preparo:
Descasque as batatas e cozinhe-as no caldo de carne.
Quando estiverem macias, amasse-as bem e torne a juntá-las ao caldo.
Deixe ferver. Coloque o agrião no fundo do refratário,tire o caldo do fogo junte a margarina e despeje sobre o agrião.
Sirva em seguida.

Rende : 3 porções
Valor calórico total : 241,8 calorias



BOLINHOS DE TALOS DE AGRIÃO

1/2 xícara de talos de agrião cortados em rodelinhas
2 ovos
5 colheres(sopa) de farinha de trigo
meia cebola picada
sal  a gosto

Modo de Preparo:
Misture todos os ingredientes numa tigela e frite em óleo quente,
em pequenas porções de cada vez.

Rende: 10 bolinhos
Valor Calórico total: 331,20 calorias

terça-feira, 3 de novembro de 2009

Frango com Curry e Leite de Côco





INGREDIENTES


1 1/2 kg de coxa com sobrecoxa de frango Sadia sem pele(s)
1 xícara(s) (chá) de farinha de trigo
2 colher(es) (sopa) de óleo de soja Sadia
2 colher(es) (sopa) de azeite
2 dente(s) de alho amassado(s)
1 unidade(s) de pimentão verde picado(s)
4 talo(s) de cebolinha verde picada(s)
1 colher(es) (sopa) de curry
1 xícara(s) (chá) de caldo de frango
1 xícara(s) (chá) de leite de côco
1 xícara(s) (chá) de amendoim torrado(s)
1 xícara(s) (chá) de uva passa branca
Sal
Pimenta do reino
Noz moscada
á gosto


MODO DE PREPARO


Tempere os pedaços de frango com sal e pimenta. Passe-os pela farinha. Frite em uma panela de fundo largo, no óleo misturado com o azeite. Quando estiver bem dourado, retire e reserve. Na mesma panela, com a gordura que sobrou, frite a cebola, a cebolinha, o alho e o pimentão. Deixe dourar um pouco. Acrescente o curry, a noz-moscada, o caldo, o leite de côco e os pedaços de frango reservados. Abaixe o fogo, tampe a panela e cozinhe por 40 minutos. Retire os pedaços de frango da panela, corte em pedaços menores, descartando os ossos e coloque de volta na panela. No momento de servir, acrescente o amendoim e as passas. Sirva com arroz branco. 

Arroz com açafrão





INGREDIENTES

  • • 2 colheres (sopa) de azeite de oliva
  • • 1 envelope de açafrão
  • • 5 xícaras (chá) de água fervente
  • • 1 tablete de caldo de galinha
  • • sal a gosto
  • • 1 cebola
  • • 2 xícaras (chá) de arroz


  • MODO DE PREPARO


Refogar a cebola picada e o arroz no azeite quente. 
Adicionar a água, o caldo de galinha e o açafrão. 
Retificar o sal, se necessário. 
Cozinhar em fogo baixo, 
com a tampa da panela semi-aberta 
durante 20 minutos.
 Apagar o fogo tampar a panela e 
deixar o  arroz decansar alguns minutos antes de servir.

açafrão e curry destrói células de câncer






Uma pesquisa realizada na Irlanda sugere que um componente encontrado no açafrão da Índia, presente no tempero curry, pode matar células cancerosas.
O componente químico curcumina já era visto como um extrato com aplicações medicinais e já estava sendo testado para outros tratamentos, como artrite, demência e outros.
Testes de laboratório realizados pelo Centro de Pesquisa do Câncer de Cork, na Irlanda, mostraram que a curcumina também pode matar células de câncer de esôfago.
A curcumina começou a matar as células cancerosas dentro de 24 horas.Cientistas já sabiam há tempos que compostos naturais têm potencial para tratar células defeituosas que se transformaram em células cancerosas e suspeitamos que a curcumina poderia ter valor terapêutico.
As células também começaram a se digerir, depois que a curcumina desencadeou os sinais de morte celular.
Especialistas em câncer afirmam que a descoberta - publicada na revista especializada British Journal of Cancer - pode ajudar médicos a elaborar novos tratamentos para a doença.
A pesquisa abre a possibilidade para que compostos químicos naturais encontrados no açafrão da Índia possam ser desenvolvidos para se transformar em novos medicamentos.


A incidência de câncer do esôfago aumentou em mais de 50% desde os anos 70 e isto estaria ligado ao aumento da taxa de obesidade, consumo de álcool e doença do refluxo, então, descobrir formas de evitar o desenvolvimento desse tipo de câncer é importante.







Também podera Gostar de:

Related Posts with Thumbnails