quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Ervas chinesas protegem de fato o coração


Plantas medicinais que funcionam de fato.



Uma pesquisa feita na Universidade do Texas (EUA) descobriu as razões pelas quais um conjunto de ervas medicinais usadas na medicina tradicional chinesa é tão eficaz para proteger contra doenças do coração.
Os cientistas fizeram testes laboratoriais com as plantas medicinais chinesas DanShen, GuaLou e várias outras ervas. As fórmulas com plantas medicinais chinesas indicadas para problemas cardiovasculares são compostos feitos com várias ervas que misturam de três até 25 plantas diferentes.
Óxido nítrico
A explicação para os bons resultados dessas plantas medicinais está no fornecimento de grandes quantidades do óxido nítrico, um composto que dilata as artérias.
O óxido nítrico é crucial para o sistema cardiovascular porque ele sinaliza para que as paredes internas dos vasos sanguíneos relaxem, o que facilita o fluxo de sangue através de todo o sistema sanguíneo e do coração. Essa molécula-mensageira também elimina perigosos aglomerados sanguíneos, baixa a pressão sanguínea e reduz a formação das placas que entopem as artérias.



Os preparados de ervas medicinais estão entre os principais componentes da medicina tradicional chinesa, juntamente com a acupuntura e a massagem. "As ervas tradicionais chinesas têm levado à descoberta de medicamentos seguros contra o câncer, as doenças cardiovasculares e o diabetes."

Princípios ativos


Os cientistas testaram também as formulações com ervas chinesas vendidas na forma de cápsulas e tabletes. "Cada uma das plantas medicinais chinesas testadas nos ensaios apresentaram efeitos de relaxamento dos vasos sanguíneos em alguma medida," diz o estudo.
Os cientistas agora planejam efetuar os mesmos estudos em pacientes que já desenvolveram problemas cardíacos, a fim de verificar o potencial de auxílio terapêutico dessas ervas tradicionais chinesas. A seguir eles pretendem identificar os componentes ativos das ervas, a fim de que eles possam ser sintetizados e disponibilizados em larga escala.




omega-3 qual a quantidade necessária para evitar doenças cardiovasculares?


Uma equipe de cientistas franceses descobriu a dose de DHA - ácido docohexaenóico - mais conhecido como ômega-3, que é exatamente suficiente para prevenir as doenças cardiovasculares em adultos saudáveis.
Os cientistas comprovaram que uma dose diária de 200 mg de DHA é suficiente para afetar os marcadores biológicos que assinalam problemas cardiovasculares, como os relacionados com o envelhecimento, a aterosclerose e o diabetes.

"Este estudo mostra que a consumo regular de pequenas doses de ômega-3 melhora o estado de saúde das pessoas, especialmente com relação às funções cardiovasculares."

Pessoas com Pressão Sanguinea alta ao consumir a dosagem apresentaram uma menor pressão sanguínea,além da redução de triglicérides.
Para determinar a dose ótima do ácido docohexaenóico a ser ingerido diariamente, o Dr. Lagarde e seus colegas analisaram os efeitos da ingestão de doses crescentes de DHA em voluntários com idades entre 53 e 65 anos.

Os voluntários consumiram doses de DHA de 200, 400, 800 e 1600 mg por dia durante duas semanas, em semanas separadas para cada dose. As dietas foram controladas para que o DHA ingerido fosse a única fonte de ômega-3 dos participantes.

Foram coletadas amostras de urina e sangue antes e depois de cada período - equivalente à ingestão de cada dosagem - e depois de oito semanas depois que a suplementação de DHA foi interrompida.
Os pesquisadores então analisaram todas as amostras em busca dos marcadores que indicam os efeitos de cada dose.

Os resultados mostram que a dose de 200 mg é suficiente para ativar todos os marcadores. Não foram notados ganhos com as doses maiores.
Dica: È preferível consumir peixese alimentos ricos em omega 3 do que ir correndo a uma farmacia para obter capsúlas desse óleo .
Vou deixar aqui alguns dicas de alimentos que contém omega3:
_nozes, óleos vegetais, tofu, feijão de soja, milho, algas, sementes de linhaça,
_peixes de águas profundas e frias (salmão, atum, bacalhau, arenque, cavalinha, sardinha, truta) e os óleos de peixe.
_Sementes de girassol, óleo de Canola, óleo de cártamo,óleo de milho, gérmen de trigo,
_ Folhas verdes escuras como Kale, espinafre, salsa, etc…
Na hora de compor sua dieta
tenha em mente sempre que o equilibrio e a variedade nas refeições é sempre a melhor pedida:
* mais peixes (2 a 3 vezes por semana), preferentemente os de água fria, (atum, enchova, salmão, truta, sardinha)
* mais verduras e legumes (espinafre, mostarda...)
* mais frutas (diariamente)..abacate
* nozes e noz pecan
* preferência para margarinas enriquecidas com ômega-3
* óleos recomendados: oliva e canola
* grãos e sementes (ervilhas, feijões...)
* evitar óleos "trans" (hidrogenados): margarinas, maionese, molhos prontos, frituras,
* evitar alimentos fritos e, principalmente, as frituras de imersão e de alta temperatura, que podem destruir os ácidos ômega-3;
* diminuir o consumo de gorduras saturadas (carnes vermelhas, laticínios e derivados
* atividade física sob todas as formas, sempre com orientação de um profissional de saúde;

Também podera Gostar de:

Related Posts with Thumbnails